Reta Final: Estação Ambuitá da Linha 8-Diamante segue em estado avançado de obras

Empreendimento é realizado pela Cahenri Engenharia e faz parte dos investimentos da concessão da ViaMobilidade. Nova estação será entregue no começo de 2025
Estação Ambuitá em dezembro/2024 (Erik Oliveira)
Estação Ambuitá em dezembro/2024 (Erik Oliveira)

As obras da Estação Ambuitá da Linha 8-Diamante estão chegando à reta final. Com previsão de entrega no começo de 2025, a nova estação será totalmente acessível.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a futura em fase avançada de construção. O acesso principal já recebeu itens como pisos paraciclos. Vidros, brises e rotas táteis estão sendo implantadas.

Estação Ambuitá em dezembro/2024 (Erik Oliveira)
Estação Ambuitá em dezembro/2024 (Erik Oliveira)

A região das plataformas está estruturalmente finalizada. A cobertura, que será montada através de estruturas metálicas, está em fase de construção. O sistema de iluminação está sendo implantado.

A estação terá plataformas laterais. Para permitir a acessibilidade dos passageiros um conjunto de elevadores estará disponível para facilitar o deslocamento.

Estação Ambuitá em dezembro/2024 (Erik Oliveira)
Estação Ambuitá em dezembro/2024 (Erik Oliveira)

A construção da Estação Ambuitá é uma reivindicação antiga de Itapevi e foi incluída no contrato de concessão da ViaMobilidade. Esta será a primeira estação construída pelo Grupo CCR em São Paulo desde que assumiu a operação sob trilhos no estado.

A obra da Estação Ambuitá está sendo executada pela Cahenri Engenharia, a mesma empresa que implantou o acesso sul da Estação Barueri.

6 comments
  1. Com a Estação Ambuitá, a ViaMobilidade vai ter que colocar pelo menos dois trens da extensão da Linha 08 e usar as duas vias da extensão, claro, não somente uma como atualmente e terá que suprimir as passagens de nível para pedestres e pedir ao governo que tire os ônibus que fazem o mesmo trajeto do trem desde quando a extensão foi interditada e inaugurada pela CPTM e até hoje mantiveram os ônibus por lá com os trens circulando vazios até hoje! O ideal seria fazer umas baias perto da nova estação e levar uma ou outra linha de ônibus da região até lá e fazer a demanda do trem subir e até colocar um trem a mais na extensão, senão o desperdício que ela representa vai continuar e com uma nova estação isso não pode acontecer!

    1. Estão justamente esperando a estação ser reinaugurada para tirar o onibus. A justificativa dada na época era essa.

    1. Do jeito que as obras de ambas estações estão indo, não duvido nada da Estação Ambuitá ser inaugurada antes da Estação Varginha.

  2. Veremos como ficará a demanda de passageiros quando a concessionária começar a cobrar passagem.

    Hoje esse trecho é o de menor demanda de passageiros da RMSP e não justifica seu funcionamento.

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