Roda de corte do maior tatuzão brasileiro é colocada no poço de partida

Peça que fica na parte frontal da tuneladora é responsável por abrir caminho no subsolo. Equipamento deve iniciar escavações da Linha 2-Verde em outubro
Roda de corte do tatuzão da Linha 2 (CMSP)

Um evento simbólico foi realizado nesta segunda-feira (4) pelo Consórcio CML2 no Complexo Rapadura, na Zona Leste. Trata-se da descida da roda de corte do tatuzão da Linha 2-Verde.

A peça, que fica na parte frontal da tuneladora, é responsável por escavar o subsolo, abrindo caminho para a montagem das aduelas, anéis de concreto que dão o acabamento aos túneis.

Pintada nas cores do Brasil e do estado de São Paulo, a roda de corte possui quase 12 metros de diâmetro, necessária para que os túneis comportem vias duplas para os trens além de passarelas de emergência. Isso fez do tatuzão o maior já empregado no país.

O tatuzão da Linha 2 está sendo montado no futuro estacionamento de trens de Rapadura, entre as estações Vila Formosa e Santa Isabel.

A roda de corte já na vala e outras partes do tatuzão (Redes sociais)

Ele foi fabricado pela empresa CREG na China e é o primeiro do tipo a ser usado no Brasil. A montagem da máquina está sendo feita na vala de fundo enquanto o consórcio concreta o solo.

Ao jornal Valor, o presidente do Metrô, Júlio Castiglioni revelou que o tatuzão que escavará o percurso de oito estações entre Vila Prudente e Penha começará a funcionar em outubro.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A meta é entregar o primeiro trecho, com as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa, em 2026, e o segundo trecho (Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha) em 2027.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments

Comments are closed.

Previous Post
Conjunto de portas de plataforma da estação Belém (Jean Carlos)

Concessão de áreas comerciais na Linha 3-Vermelha do Metrô termina sem interessados

Next Post
Funcionários da Linha 6-Laranja entram em greve (Jean Carlos)

Operários das obras da Linha 6-Laranja entram em greve

Related Posts