Saiba onde será a Estação Velha Campinas da Linha 6-Laranja

Futuro terminal do ramal metroviário estará próximo da avenida Raimundo Pereira de Magalhães e terá 40 metros de profundidade

Local da Estação Velha Campinas (Street View)
Local da Estação Velha Campinas (Street View)

A Linha 6-Laranja deverá ganhar duas novas estações no trecho norte, após a Estação Brasilândia. As novas paradas estão em fase de estudo e licenciamento ambiental.

A Estação Velha Campinas deverá ser a última do ramal. Ela será construída após a Estação Morro Grande, outra das paradas previstas na extensão noroeste do ramal.

A última parada estará localizada 438 metros distante da Estação Morro Grande, sendo possivelmente o trecho metroviário com menor distância dentro de todo o sistema existente.

Trecho Norte Linha 6 (LinhaUni)
Trecho Norte Linha 6 (LinhaUni)

Entre as duas estações será construído o VSE Elísio Teixeira a apenas 50 metros de distância da Estação Morro Grande. Este VSE é bastante questionável, não só pela distância irrisória, mas pela sua profundidade absurdamente grande.

O VSE Elísio Teixeira também deverá uma das estruturas mais profundas do sistema metroferroviário com 82 metros de profundidade. A localização e construção deste poço é bastante atípico, principalmente pela profundidade impraticável para uma “saída de emergência”.

Estação Velha Campinas (LinhaUni)
Estação Velha Campinas (LinhaUni)

Velha Campinas deverá ter acessos implantados entre a avenida Raimundo Pereira de Magalhães, rua Salvo Veloso e rua Agostinho Angola. O documento apresentado pela LinhaUni/Geotec possui erro ao associar o mesmo endereço da estação Morro Grande.

Segundo o documento, a estação demandará 11,6 mil m² de áreas para implantação do poço principal e dos acessos. O poço deverá ter largura e profundidade de 40 metros.

Estação Velha Campinas - Perfil (LinhaUni)
Estação Velha Campinas – Perfil (LinhaUni)

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A construção das plataformas será feita pelo método NATM com 95 metros de comprimento e seção de 277 m². Ao todo a estação demandará a retirada de 50,2 mil m² de terra e rochas.

Vale lembrar que a expansão da Linha 6 ainda está na fase estudo ambiental preliminar e o projeto pode mudar significativamente até que seja definido.

5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Lucas k.
Lucas k.
10 meses atrás

Eu dúvido que vai seguir com isso.

kiritsu
kiritsu
10 meses atrás

Uma correção galera, o trecho mais curta segue sendo Sé-Liberdade que tem 413m de distância entre a ponta de cada plataforma, a medida utilizada pelo metrô é de mais de 500m por considerar o centro entre ambas as plataformas, diferente desse documento

Marco
Marco
10 meses atrás

Espero que coloquem um terminal de ônibus nela também.

Pedro
Pedro
10 meses atrás

Essas duas estações devem aumentar bastante o uso do metrô

Poderia facilmente ter uma estação na região do patio Morro Grande e essa estação hoje chamada Morro Grande, poderia se chamar estação jardim paulistano

Eto
Eto
10 meses atrás

Período eleitoral prometem tudo, até o trem bala.