Saiba onde será a Estação Velha Campinas da Linha 6-Laranja

Futuro terminal do ramal metroviário estará próximo da avenida Raimundo Pereira de Magalhães e terá 40 metros de profundidade

Local da Estação Velha Campinas (Street View)
Local da Estação Velha Campinas (Street View)

A Linha 6-Laranja deverá ganhar duas novas estações no trecho norte, após a Estação Brasilândia. As novas paradas estão em fase de estudo e licenciamento ambiental.

A Estação Velha Campinas deverá ser a última do ramal. Ela será construída após a Estação Morro Grande, outra das paradas previstas na extensão noroeste do ramal.

A última parada estará localizada 438 metros distante da Estação Morro Grande, sendo possivelmente o trecho metroviário com menor distância dentro de todo o sistema existente.

Trecho Norte Linha 6 (LinhaUni)
Trecho Norte Linha 6 (LinhaUni)

Entre as duas estações será construído o VSE Elísio Teixeira a apenas 50 metros de distância da Estação Morro Grande. Este VSE é bastante questionável, não só pela distância irrisória, mas pela sua profundidade absurdamente grande.

O VSE Elísio Teixeira também deverá uma das estruturas mais profundas do sistema metroferroviário com 82 metros de profundidade. A localização e construção deste poço é bastante atípico, principalmente pela profundidade impraticável para uma “saída de emergência”.

Estação Velha Campinas (LinhaUni)
Estação Velha Campinas (LinhaUni)

Velha Campinas deverá ter acessos implantados entre a avenida Raimundo Pereira de Magalhães, rua Salvo Veloso e rua Agostinho Angola. O documento apresentado pela LinhaUni/Geotec possui erro ao associar o mesmo endereço da estação Morro Grande.

Segundo o documento, a estação demandará 11,6 mil m² de áreas para implantação do poço principal e dos acessos. O poço deverá ter largura e profundidade de 40 metros.

Estação Velha Campinas - Perfil (LinhaUni)
Estação Velha Campinas – Perfil (LinhaUni)

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A construção das plataformas será feita pelo método NATM com 95 metros de comprimento e seção de 277 m². Ao todo a estação demandará a retirada de 50,2 mil m² de terra e rochas.

Vale lembrar que a expansão da Linha 6 ainda está na fase estudo ambiental preliminar e o projeto pode mudar significativamente até que seja definido.