Salvador recebe primeiro trem do VLT da cidade

Sistema de 40 km terá 42 paradas e prevê início de testes técnicos no primeiro semestre de 2026

Primeiro VLT de Salvador chega à Bahia
Primeiro VLT de Salvador chega à Bahia (CTB)

O primeiro trem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi apresentado em Salvador nesta quarta-feira 3 de dezembro.

Os veículos foram trazidos pela CAF, empresa que os fabricou, por carretas após revisão e recuperação das unidades.

Projeto de R$ 5,4 bilhões, o novo modal substiturá o trem do subúrbio e tem conclusão das obras prevista para 2028.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

O sistema contará com 40 km de trilhos e 42 paradas, distribuídos em três trechos: Comércio–Ilha de São João, Paripe–Águas Claras e Águas Claras–Piatã.

Composição tem sete carros e pode levar 400 pessoas (CTB)

As intervenções incluem drenagem, macrodrenagem, construção de encostas, iluminação e obras de urbanização para adequação da infraestrutura.

“Estamos fazendo esse investimento importante para devolver ao Subúrbio o seu lugar de destaque. Já no primeiro semestre de 2026, os testes técnicos serão iniciados e, em breve, a população soteropolitana que cruza a cidade todos os dias vai poder usufruir desse moderno meio de transporte”, afirmou Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia.

Trem de VLT foi fabricado para Cuiabá, originalmente (CTB)

O início das operações assistidas com passageiros está previsto para o segundo semestre de 2026, e a frota contará com 40 trens em circulação.

Os VLTs foram fabricados pela CAF originalmente para Cuiabá, cuja prefeitura cancelou o projeto original em favor de um corredor de ônibus.