Só em 2050? Metrô em Cidade Tiradentes aparece distante em estudo do governo

Linhas 15-Prata e 16-Violeta são incluídas na rede projetada para o ano de 2050. Metrô diz que cenário não tem relação com o cronograma real do monotrilho

Trem Innovia 300
Trem Innovia 300 (Jean Carlos)

Distante do centro da capital, Cidade Tiradentes é uma das regiões que mais aguarda por alternativas de transporte mais eficientes, no caso as linhas 15-Prata e 16-Violeta.

Os dois ramais de metrô que deverão ser implantadas no extremo da Zona Leste, no entanto, ainda estão distantes de se tornarem realidade já que há fases prioritárias em ambos.

Na Linha 15, os trabalhos hoje se concentram em três estações, Boa Esperança, Jacu Pêssego e Ipiranga, além de um pátio, enquanto a Linha 16 deverá ser implantada primeiro em sua parte central, entre Oscar Freire e Abel Ferreira.

Mas um documento recente do governo, que mostra um estudo bastante amplo da expansão sobre trilhos, produzido com a participação de Banco Mundial e do BNDES, a chegada à Cidade Tiradentes aparece apenas no cenário de2050.

A informação consta do “Estudo de Demanda e Receitas Acessórias” da concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, que inseriu as previsões de extensão da rede futura como fonte de demanda.

Extensão da Linha 15 e 16 devem chegar em Cidade Tiradentes apenas em 2050 (SPI)
Extensão da Linha 15 e 16 devem chegar em Cidade Tiradentes apenas em 2050 (SPI)

No documento, a extensão da Linha 15-Prata para Cidade Tiradentes, com 5,6 quilômetros, aparece concluída apenas no limite do estudo.

Não está claro se 2050 seria o ano de inauguração, mas na melhor das hipóteses isso ocorreria em 2046 já que um ano antes o trecho não consta do mapa.

Já a Linha 16-Violeta, que ligará Oscar Freire até Cidade Tiradentes, que anteriormente poderia ser implantada em fase única em 7 anos de obras, deverá ser segregada em duas fases.

Cronograma original do Metrô (CMSP)

A primeira delas entre Oscar Freire e Abel Ferreira está prevista para ser entregue em 2035. Este é o chamado trecho prioritário.

A segunda fase, no extremo leste de São Paulo, entre Abel Ferreira e Cidade Tiradentes, poderá entrar em funcionamento até 2050.

O documento, no entanto, parece conter um erro já que um mapa do ano de 2045 mostra o ramal em Cidade Tiradentes.

Estudo de demanda

O estudo, que é usado como material de consulta para interessados na concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, foi concluído em setembro, portanto, trata-se de algo recente.

As datas, segundo consta na descrição do documento, referem-se aos estudos de demanda, que visam trazer uma noção aproximada de como a rede sobre trilhos pode ficar nos próximos 25 anos.

Ou seja, embora seja uma referência, ele não é a única avaliação que o governo faz e que inclusive deixou outro projetos de fora desse estudo.

Um sinal disso é a comparação com as previsões do Metrô a respeito da implantação da Linha 16-Violeta, sob modelagem pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, que terá duração de 22 anos.

A concessão da Linha 16-Violeta deverá ter 30 anos de duração. O tempo para operação do novo trecho seria de apenas oito anos, insuficiente para uma amortização de valores em caso de investimento direto da concessionária.

Com tantas mudanças, é difícil apontar uma data segura para que algumas extensões ou projetos novos fiquem prontos. Pode ser mais cedo, mas também mais tarde ou nunca ocorrer.

Linha 15 e 16 apenas em 2050 em Cidade Tiradentes (SPI)
Linha 15 e 16 apenas em 2050 em Cidade Tiradentes (SPI)

Outro lado

A Secretaria de Parcerias em Investimentos, responsável pelo projeto da Linha 16-Violeta, segue no processo de modelagem do novo trecho, inclusive com a abertura de uma consulta pública. Os prazos deverão ser definidos no edital que está em fase inicial de elaboração e, a depender do governo, o período de implantação pode sofrer alterações.

O Metrô de São Paulo enviou uma nota ao site reforçando que a expansão da Linha 15-Prata está dentro do planejamento da companhia. O cronograma de implantação segue por uma projeção distinta dos estudos de demanda encomendados pela SPI.

“A expansão da Linha 15-Prata até Cidade Tiradentes está inserida no planejamento do Metrô, que mantém tratativas com a Prefeitura de São Paulo para a desapropriação de novas áreas e ampliação das vias que vão permitir a implantação dos pilares e vigas do monotrilho. O ano de 2050 que consta em estudo publicado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), compreende um cenário de projeção de demanda, sem qualquer relação com o cronograma de implantação deste trecho.”