Superestação Água Branca aparece em projeto mais arrojado

Hub de transporte sobre trilhos será construído pela TIC Trens e receberá sete serviços diferentes

Superestação Água Branca: projeto mudou
Superestação Água Branca: projeto mudou (TIC Trens)

Revelada em primeira mão pelo MetrôCPTM, a superestação Água Branca será um enorme hub de transporte sobre trilhos, recebendo sete serviços diferentes, de metrô a trens metropolitanos e regionais.

Em abril, a TIC Trens, concessionária que irá implantar a estação, divulgou um vídeo que trazia uma perspectiva de como ficará a nova Água Branca.

O projeto, de conceito simples mas agradável, no entanto, pode ter ficado apenas no ‘papel’. A empresa teria aprimorado a arquitetura da estação, como mostram novas images que foram repassadas para o jornal Folha de São Paulo.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Nelas, o prédio principal de Água Branca aparece com linhas mais arrojadas, formadas por coberturas de diferentes tamanhos a fim de proteger as diversas plataformas.

O novo projeto tem cobertur escalonada e é mais aberto (TIC Trens)

Os mezaninos também parece mais curtos e abertos, como ocorre na estação Palmeiras-Barra Funda. Os acessos, por sua vez, não parecem ter recebido grandes mudanças.

O teto escalonado difere da proposta inicial, que trazia uma extensão para as plataformas do Trem Intercidades São Paulo-Campinas. Como serão trens mais longos, foi preciso criar uma extensão do prédio. No atual formato isso foi resolvido de forma mais elegante.

Impasse com o governo federal?

A reportagem do jornal afirma que há um impasse para tirar a estação do papel. Segundo ela, terrenos do governo federal onde ela será construída ainda não foram liberados.

O governo do estado enviou ofícios à Secretaria de Patrimônio da União solicitando a liberação de áreas onde existem galpões. Nesses locais será implantado um desvio da Linha 8-Diamante a fim de integrá-la com a Linha 7-Rubi, a única hoje atendida pela estação Água Branca existente.

O projeto anterior e no detalhe o novo (TIC Trens)

O jornal, no entanto, cita prazos irreais em que as obras começariam já neste semestre para que a primeira fase, ligando a Linha 7 à vizinha Água Branca da Linha 6-Laranja já no final do ano que vem.

Não se sabe a Folha foi ingênua em acreditar que um projeto complexo pode ficar pronto em pouco de mais um ano ou se apenas repassou informação sem checar sua veracidade.

Fato é que as linhas 6 e 7 terão uma interligação provisória no início da operação e esse quadro deve se estender por algum tempo até que trâmites burocráticos e técnicos sejam equacionados. E eles não são pequenos.