Tarcísio tem outros sete “trens intercidades” em projeto. Veja quais são

Governo hoje trabalha com quatro ferrovias para Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos, mas há planos para expandir o serviço de trens regionais pelo estado

Trem regional da Alstom
Trem regional da Alstom

O governo do estado está debruçado em tirar do papel quatro projetos de Trem Intercidades em São Paulo e que estão em gestação há vários anos.

O primeiro, o TIC Eixo Norte (SP-Campinas), já tem contrato assinado e a concessionária responsável, TIC Trens. A previsão é que o trem regional (expresso) comece a operar em 2031.

O segundo será o TIC Eixo Oeste (da capital até Sorocaba) e que terá os trâmites para o leilão ocorrendo neste ano. Na sequência virão o TIC Eixo Leste (até São José dos Campos) e o mais desafiador TIC Eixo Sul (para Santos).

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As três ferrovias que devem virar novos trens intercidades
As três ferrovias que devem virar novos trens intercidades

Mas o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já trabalha para que os trens regionais sejam implantados em outras partes do estado. São sete projetos que já fazem parte oficialmente dos estudos.

O site MetrôCPTM mostrou a maior parte deles em novembro passado, mas há outros projetos incluídos.

São eles o Trem Intercidades Campinas-Araraquara, São José dos Campos-Taubaté e Santos-Cajati.

TIC Sorocaba - Marilia (Jean Carlos)
TIC Sorocaba – Marilia (Jean Carlos)

Volta da ferrovia na Baixada Santista e Vale do Ribeira

O primeiro sugere aproveitar o eixo ferroviário que passa por cidades como Sumaré, Limeira, Rio Claro e São Carlos até chegar à Araraquara.

A extensão entre São José dos Campos e Taubaté é pequena e totalmente viável após a primeira fase do TIC Eixo Leste.

Já o terceiro trata-se do resgate da antiga ferrovia Santos-Cajati, que ligava a Baixada Santista ao Vale do Ribeira.

Rota Sorocaba - Campinas (Jean Carlos)
Rota Sorocaba – Campinas (Jean Carlos)

Esse projeto teria um grande potencial turístico além de ajudar a região a se desenvolver. A ferrovia, que operou com passageiros até 1997, foi desativada em 2003 também para o transporte de cargas.

Além dos citados, a gestão estadual planeja o Trem Intercidades Marília-Sorocaba, passando por Botucatu e Bauru, o serviço Sorocaba-Campinas via Itu, Salto e Indaiatuba, e o Campinas-Ribeirão, com uma extensão até Franca.

Contudo, com tantos empreendimentos na fila para serem leiloados, é de se esperar que esses projetos de trens regionais só sejam viabilizados a partir da próxima década.

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Isaac
Isaac
2 meses atrás

E com esse modelo de expansão ficamos com uma malha segregada, ramificada e sem possibilidade de conexões diretas. Quem quiser vir de araraquara até são paulo passando por campinas vai ter que usar dois serviços diferentes e provavelmente segregados com uma baldeação ou, no pior dos casos, duas estaçoes diferentes com necessidade de pegar um onibus para ir de uma a outra.

Mas como não existe planejamento de longo prazo por todos e quaisquer tipos de governo, ficamos com uma malha fragmentada que sairá nas pressas de prantos e barrancos, e com a impossibilidade de viabilizar algo melhor ou mais visionario no futuro, pelomenos até o fim das concessões.

Teria sido muito melhor um modelo parecido com a europa, onde o estado gerencia a infraestrutura e as operadoras gerenciam a frota e operação, pagando uma tarifa pelo uso das vias. Permitindo que uma unica operadora possa atravessar diferentes linhas ferreas, diferentes paises e regiões, facilitando a vida do passageiro.

Lucas Miranda
Lucas Miranda
2 meses atrás
Responder para  Isaac

Isaac, grande parte do seu comentário se baseia em fatos que não estão na matéria.

Isaac
Isaac
2 meses atrás
Responder para  Lucas Miranda

Sim, de fato, acho que foi mais uma reflexão ao que ficar atento e a como esse modelo da malha poderá sair no pior dos casos. Não sabemos ainda ao certo como será essa implantação (e se de fato ocorrerá), e pode muito bem haver esperança dos sistemas usarem ETCS e permitirem o compartilhamento de vias de diferentes operadoras. Só o tempo dirá.

Santiago
Santiago
2 meses atrás

Antigamente para se inaugurar uma obra, era necessário se construir a infraestrutura e entregá-la operante.

Agora “obra” é qualquer projeto entregue em concessão, independente de quando e como será construída, e se é que será mesmo construída.

Esse é o “jeito Tarcisio” de governar…

Aurelio Guerreiro
Aurelio Guerreiro
2 meses atrás

ja faz tempo que se criam projetos para esses trens de passageiros. Sorte dessas empresas de projetos que faturam muito dinheiro. Nada e executado mas no proximo govêrno novos projetos aparecerão. O melhor e esquecer esses trems de oassageiris e investir nos trens de carga. E muito mais viavel economicamente.

GLAUTER LUIZ VERSANO DE AGUIAR
GLAUTER LUIZ VERSANO DE AGUIAR
2 meses atrás

No passado as ferrovia eram construída sem a tecnologia de hoje foi e é usada at6 hoje
Agora até pra construir ferrovia de papel demora uma eternidade vai sonhando que vai ter licitação
Só papo furado

VALMIR RODRIGUES
VALMIR RODRIGUES
2 meses atrás

Quantos mandatos Tarcísio precisa para implementar tudo isso!? Sonhar é bom mas já está parecendo mais utopia …

Raphael
Raphael
2 meses atrás
Responder para  VALMIR RODRIGUES

Quem disse que o Tarcísio precisa estar no governo para se concretizar, basta os governadores seguintes darem continuidade ao projeto. o legado fica para os próximos. O importante é desenvolver o Estado.

gustavo de moraes
gustavo de moraes
2 meses atrás
Responder para  Raphael

mas não é tão simples assim Raphael, pq quando muda a gestão e quem tá no poder, realizar um plano de uma gestão passada e recente acaba virando propaganda política pra gestão anterior, supostamente.
seria incrível se eles tivessem o foco no desenvolvimento do estado, mas no fim o foco geralmente está em outros assuntos.

Guile
Guile
2 meses atrás

vai ter trem até a lua ….

pode acreditar, essa notícia vem do mesmo cara q que asfaltou 10 metros de rodovia no DNIT, que não construiu um centímetro de ferrovia quando ministro, e agora vai fazer dezenas de trens intercidades e trem para tudo q é lado num passe de mágica.

quem quiser q compre essa ideia ….

Renato
Renato
2 meses atrás

Criar projetos nao é um novidade desse governo, todos fazem a mesma coisa, ja foram inauguradas a maquete da ponte santos-guaruja e o projeto do trem bala SP-RJ, Angra 3, Transamazônica…, apenas para citar alguns abrangendo vários governos, A diferença é que agora alguns estao saindo, linha 17, linha 6 e extensão da linha 2 e 15 prata o próprio tic SP-Campinas ja começa a ser bem encaminhado. Se continuar assim o futuro parece promissor.

FERNANDO COSTA DA SILVA
FERNANDO COSTA DA SILVA
2 meses atrás

Este portal ainda da bola para essas lorotas.

viniciusalexandre
viniciusalexandre
2 meses atrás

Tem muito anúncio pra pouca obra em, já li esse ano uns 10 projetos de tudo quanto é coisa e até agora só temos a Linha 2 Verde, Linha 6 Laranja e linha 17 Ouro que são obras de governos passados ainda. Anunciar até jornal anuncia….povo quer ver acontecer.

Diego
Diego
2 meses atrás
Responder para  viniciusalexandre

Esse ano deve começar as obras da nova expansão da Linha 2 até Guarulhos, expansão da Linha 4 e expansão da Linha 5…e possivelmente +2 expansões da Linha 6, TIC-Sorocaba e a Linha 16

Márcio
Márcio
2 meses atrás
Responder para  viniciusalexandre

Pensando na integração regional e no atendimento das principais cidades do Interior Paulista, o ramal sul, entre Sorocaba e Marília, deveria ser estendido até Presidente Prudente. Além disso, mais uma linha interligando Araçatuba, Bauru, Jaú, Araraquara, Ribeirão Preto e Franca. Por fim, a extensão do ramal de Araraquara até São José do Rio Preto.

Webmaster
Webmaster
2 meses atrás

Cruz credo! Quanto pessimismo nos comentários…
Pessoal reclama dos gestores, mas quando resolvem fazer planejamento de longo prazo, confundem as coisas. Planejamento de longo prazo é assim mesmo, cheio de incertezas e mudanças, mas é preciso ser feito.

Eu considero essa estratégia vai potencializar as grandes cidades do interior, tornando-as mais atrativas para investimentos públicos e privados. Junto a isso, vai desconcentrando da RMSP.
Certamente já sabem do “custo Grande São Paulo” e o quanto deixa de gerar de riqueza por ter trânsito congestionado, pessoas levando duas horas chegar ao trabalho, etc.
Já passou da hora de virar a chave e fazer o interior crescer e trazer uma nova dinâmica econômica e social para o nosso estado.
Sim, não é a solução perfeita, mas vai trazer grandes melhorias.

Outra coisa que adicionaria a estes projetos seriam dois trens de interestaduais:
– SP/Curitiba (provavelmente ligando no novo ramal em Cajati)
– SP/Sul de Minas (passando pelo Circuito das Águas/Malhas até Poços de Caldas/MG)

Ivo
Ivo
2 meses atrás
Responder para  Webmaster

Não há planejamento estatal em São Paulo desde o fim da Emplasa, EMTU, Dessa, do esvaziamento da Secretaria de transportes metropolitanos.

Todos esses projetos são requentados e não possuem força para desenvolver o interior.

Raphael
Raphael
2 meses atrás

Torço para que o Estado de SP inteiro esteja integrado por trem. Imagina você trabalhar na capital e morar em Presidente Prudente, com um trem de alta velocidade isso já é possível. Ou morar em Presidente Prudente e ir curtir uma praia e no mesmo dia voltar pra casa? Só trem de alta velocidade resolve isso.

Marcos Henrique Saat
Marcos Henrique Saat
2 meses atrás

A linha 8 poderia ser expandida até Mairinque podendo ser integrada à linha que ligaria Sorocaba a Campinas.