O Metrô e o Consórcio CML2 concluíram mais uma etapa de escavação com a tuneladora “Cora Coralina”, que monta os túneis de via da extensão da Linha 2-Verde até Penha.
Nesta quarta-feira, 21, o tatuzão chegou ao Poço Capitão, localizado na rua Capitão Ferraiuolo, na Vila Invernada.
O equipamento havia retomado as escavações a partir da estação Anália Franco em 10 de agosto e percorreu 225 metros até o novo ponto de parada.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Ao todo, Cora Coralina já montou 2 km de túneis desde que deixou o Complexo Rapadura no final do ano passado.
Segundo o Metrô, foram retirados 167 mil m³ de terra e instalados 1.037 anéis de concreto em 1.555 metros de túneis.
Mais de 20 metros de túneis escavados por dia
O ritmo de escavação da tuneladora nesta etapa foi bastante produtivo. Segundo cálculos do site, a máquina avançou a uma média diária de mais de 20 metros. Na etapa anterior, a razão de avanço foi de 9 metros.

O próximo passo será o arraste da máquina até a posição de emboque, de onde partirá em direção à estação Santa Clara, com mais uma parada, no VSE Cestari.
A tuneladora está na primeira etapa de seu trabalho, que compreende ainda as estação Orfanato e os poços Madrid e Falchi Gianini, este o local onde será desmontada para ser enviada à estação Penha.
De lá Cora Coralina partirá para a segunda etapa, passando pelas estações Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel e então concluir as escavações ao retornar ao Complexo Rapadura.