Tatuzão da Linha 2-Verde chega ao Poço Cestari após 17 dias de escavação
Tuneladora avançou 250 metros desde o Poço Capitão, onde partiu em 26 de setembro. Próxima parada será a estação Santa Clara

O tatuzão Cora Coralina, como foi batizada a tuneladora que escava os túneis de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, chegou na noite da última quinta-feira (10) ao Poço Cestari, localizado na Avenida Engenheiro Cestari, na Vila Diva.
Nos 250 metros escavados pela máquina desde o Poço Capitão, foram retirados 26 mil m³ de terra e instalados 162 anéis de concreto. O trabalho de escavação deste trecho, realizado pelo Metrô e o Consórcio CML2, foi iniciado em 26 de setembro.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O próximo destino do tatuzão Cora Coralina é a futura estação Santa Clara e, sua última parada, é o poço Falchi Gianini, passando também pelo Poço Madrid e a estação Orfanato.
Nesta etapa, serão 4,5 km de extensão, sendo 3,7 km de túneis e 800 metros de estações e poços de ventilação.
A máquina, que mede 100 metros, pesa 500 toneladas e escava até 20 metros por dia, será então levada desmontada para o canteiro de obras da estação Penha.
A partir de lá, passará a escavar no sentido do Complexo Rapadura, concluindo todo o túnel da ampliação da Linha 2-Verde.
No total, serão 8,3 km de vias e oito novas estações, cruzando a zona leste de São Paulo e expandindo a Linha 2-Verde da Vila Prudente até a Penha, na Linha 3-Vermelha. A expansão vai beneficiar 1,2 milhão de pessoas diariamente.
Será que chega ate o final do ano em Vila Prudente?
ela volta para rapadura o túnel entre vp e rapadura tá pronto
TGK, o túnel pronto é entre a VP e o poço Falchi Gianini. A tuneladora tá no meio do caminho…
Retorno de informação da linha 2 verde. Agora 20 dias para Manutenção depois Santa Clara parando mais 20 dias, depois poço madri, mais 20 dias parado, segue para orfanato e mais 20 dias parado e chegando ao Falchi Gianini sendo então desmontado. Só de paradas técnicas serão aproximadamente 80 a 90 dias, já dando início de janeiro. Mais periodo de perfuração , devendo chegar em Março de 2025 ao poço Falchi Gianini para desmontar. Iniciando na Penha próximo a Agosto de 2025. Muito tempo para perfurar poucos kms. Mas parece que é essa a meta do governo. O povo, esse q espere.
Se não fizer manutenção, a máquina quebra. No mundo inteiro é assim.
Meio estranho o fato do tatuzão chegar no Falchi Gianini já no ano que vem, mas a inauguração desse trecho de 4 km ser só em 2027. Dois anos pra concluir apenas as estações, com as escavações já concluídas? Não faz muito sentido.
Mas não são “só” as estações, tem todo o processo de concretagem das lajes de fundo do túneis, via permanente, sistemas, acabamento das estações, testes com os trens (que sequer começaram a ser produzidos), enfim. 2027 tá factível.
A empresa e até os funcionários responsáveis pelo “tatuzão* Cora Coralina estão “mandando bem”. O ritmo de trabalho parece ser muito bom e, salvo um ou outro atraso que sempre pode ocorrer, a expansão da Linha 2 – Verde, deverá ser entregue mais ou menos no prazo estipulado. Quem trabalha e trabalha bem merece elogio.