A tuneladora Cora Coralina é a maior do gênero já utilizada na América Latina, com diâmetro de quase 11,7 metros, mas a máquina que monta dos túneis da extensão da Linha 2-Verde também terão em breve outro fato inédito.
Pela primeira vez uma mulher estará no comando do tatuzão. Sherry Romanholi, engenheira civil nascida em Suzano, irá operar o enorme equipamento, informou o governo do estado.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

“Conheci a máquina em situações do dia a dia. Para pilotar, há outros processos fora da máquina. Precisamos conhecer cada parte dela, a parte da lubrificação e os tipos de graxa… Preciso saber como tudo funciona”, disse ela.
Sonho que virou realidade em menos de dois anos
Sherry trabalha no consórcio responsável pelas escavações com a tuneladora há um ano e 10 meses e acompanhou a chegada e montagem do equipamento, que foi fabricado na China pela CREG.

Foi o contato com “Cora Coralina” que fez a engenheira civil almejar comandá-la um dia. Com experiência em engenharia mecânica, elétrica e civil, ela será escalada para ser a controladora do equipamento com 100 metros de comprimento e 500 toneladas de peso.
“O que eu mais gosto é quando está correndo tudo bem. A gente trabalha para que tenha segurança e para que a máquina e o túnel fiquem estáveis”, disse.
Atualmente a tuneladora se encontra a caminho da futura estação Santa Clara após deixar Anália Franco em agosto.
