| | |

Tatuzão da Linha 6-Laranja vai passar por baixo da Linha 1-Azul no fim de semana

Escavação irá dividir operação da Linha 1-Azul no sábado e domingo entre estações Liberdade e Vergueiro. Estação São Joaquim não abrirá

Ampliação da Estação São Joaquim avança (Jean Carlos)
Ampliação da Estação São Joaquim avança (Jean Carlos)

Neste sábado, 15, e domingo, 16, os trens da Linha 1-Azul, do Metrô, circularão em trechos separados entre as estações Japão-Liberdade e Vergueiro por toda a operação comercial.

O motivo é a passagem do Tatuzão Sul, da Linha 6-Laranja, da Linha Uni, por baixo da estação São Joaquim, que permanecerá fechada durante este período.

O governo havia anunciado no domingo passado que a tuneladora havia concluído o processo “de escavação de túneis da Linha 6-Laranja“, no que foi replicado por inúmeros veículos de imprensa sem qualquer checagem de fatos.

Como este site mostrou, o trabalho do tatuzão não acabou: ainda faltam cerca de 360 metros até o VSE Felício dos Santos. Surpreendeu, no entanto, a velocidade com a que a Linha Uni reposicionou a máquina para seguir o trabalho.

Tatuzão Sul: trabalho não acabou ainda (GESP)
Tatuzão Sul: trabalho não acabou ainda (GESP)

Operação em dois trechos distintos

Por questões de segurança, o Metrô irá evitar que os trens se aproximem da área onde o tatuzão irá cruzar. Com isso as composições circularão no trecho sul, de Jabaquara a Vergueiro, e no trecho norte, de Japão-Liberdade a Tucuruvi.

No sábado, os intervalos médios entre os trens serão de cinco minutos e no domingo de sete minutos. O sistema de ônibus gratuito PAESE será acionado para cobrir o trecho afetado durante o horário de funcionamento do Metrô com intervalos programados de três minutos.

Receba notícias quentes sobre transporte público em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Logo após desembarcar nas estações Liberdade ou Vergueiro, o passageiro receberá uma senha de um funcionário que possibilitará seu reingresso ao sistema sem nova cobrança de passagem.

A exceção é para quem utilizar o PAESE na estação São Joaquim, que estará fechada. Nesse caso, o passageiro terá o embarque tarifado quando ingressar numa estação do Metrô.

Quem optar por realizar o trajeto a pé terá que percorrer cerca de 1,5 km entre as duas estações, mas precisará retirar a senha do PAESE na estação de desembarque, para ter acesso ao sistema sem nova cobrança.

Colaborou Ricardo Meier

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Davi
Davi
3 meses atrás

O Metrô está soltando avisos sonoros nos trens que entre Liberdade e Vergueiro estará fechado, dando a entender que a linha só funcionará entre Sé- Tucuruvi e Jabaquara-Paraíso 🤔