Tatuzão Norte está prestes a chegar à estação Freguesia do Ó

Tuneladora que escava em rocha havia partido em 15 de novembro do VSE Tietê e deve romper parede da estação oficialmente nesta quinta-feira, 26
Túneis da Linha 6-Laranja (LinhaUni)

O “Tatuzão Norte”, segundo TBM (Tunnel Bore Machine, ou máquina de escavação de túneis) da Linha 6-Laranja, está prestes a romper a parede que o separa da estação Freguesia do Ó. A informação foi revelada pelo canal “Linha 6 Laranja” nesta terça-feira, 24, e confirmada pelo governo do estado há pouco.

A tuneladora havia iniciado seus trabalhos em 15 de novembro, segundo a Acciona, construtora responsável por implantar o ramal de 15,3 km e 15 estações. Como avança em um subsolo rochoso, a máquina é mais lenta que sua “irmã” que escava no sentido sul. Por outro lado, o trajeto do Tatuzão Norte será menor, com cinco estações e cinco poços de ventilação em seu trajeto.

Havia a expectativa da chegada em Freguesia do Ó dias atrás. O secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, chegou a citar em entrevista que o governador Tarcísio de Freitas participaria de um evento metroviário no último fim de semana, mas nada ocorreu relacionado à Linha 6. Nesta quarta-feira, a assessoria de imprensa do governo do estado anunciou a presença de Tarcísio nesta quinta-feira, às 10h na estação para a chegada “oficial” da tuneladora no local.

Se confirmar chegada nesta quarta, tatuzão norte terá levado 71 dias para escavar primeiro trecho (clique para ampliar)

Segundo o canal, a última aduela de concreto foi instalada nesta semana, antes de o tatuzão atingir a área escavada da estação. A distância entre o VSE Tietê e o poço principal de Freguesia do Ó é de cerca de 460 metros, porém, o trecho de fato escavado é menor já que o equipamento partiu de uma posição mais ao norte e chegaria no túnel em NATM das plataformas da estação.

Numa medição feita por meio do Google Earth, calculamos algo como 330 metros de extensão. O site chegou a pedir à Acciona as informações precisas, mas os dados enviados via SIC não coincidem com as distâncias entre os canteiros de obras.

O Tatuzão Norte levou cerca de 70 dias para finalizar a primeira etapa, ou um avanço diário de 4,6 metros em média.

Total
1
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
6 comments
  1. É uma boa notícia, porém acho que deveriam aumentar um pouco a velocidade, se com menos de 500 metros, levou dois meses, vai terminar em 2027

    1. São 4,6 metros em média ao dia segundo a informação na reportagem, são cerca de 109 dias para escavar 500m e passará por 5 estações algo em torno de 5Km, se manter a média demorará em torno 1010 (+ ou -) dias para escavar todo o percurso, isso dá quase 3 anos. Bem, se tudo continuar como está, chegará ao destino no final de 2025.

  2. Se o tatuzão norte está furando caminho de pedras é compreensível que demore um pouco, diferente do trajeto sul da linha laranja que tem menos obstáculos para escavar os túneis. De qualquer forma essa empresa Aciona, na minha opinião, vem trabalhando bem, sem reclamações, desculpas e recursos, etc, como verificamos em outras linhas. Não duvido que essa linha 6-Laranja entre em operação antes da Linha 17-Ouro, linha essa meio que amaldiçoada, seja por recursos intermináveis, má vontade das empreiteiras, trabalhos mal feitos ou feitos com imperícia, sabotagem política, etc etc.

  3. São 4,6 metros em média ao dia segundo a informação na reportagem, são cerca de 109 dias para escavar 500m e passará por 5 estações algo em torno de 5Km, se manter a média demorará em torno 1010 (+ ou -) dias para escavar todo o percurso, isso dá quase 3 anos. Bem, se tudo continuar como está, chegará ao destino no final de 2025.

Comments are closed.

Previous Post

Recurso suspende licitação de construção da estação Ipiranga, da Linha 15-Prata

Next Post

ViaMobilidade promete 16 novos trens nas linhas 8 e 9 em 2023

Related Posts