A Aerom, empresa responsável pela implantação do Aeromóvel entre a Linha 13-Jade e o Aeroporto de Guarulhos iniciou os testes operacionais de sua terceira composição.
O sistema fará a ligação entre a Estação Aeroporto Guarulhos e os terminais 1, 2 e 3 do aeroporto, permitindo rápida conexão entre os sistemas.
O terceiro veículo de cor laranja foi registrado em movimentação no domingo segundo postagem de Marcus Coester, CEO da Aeromovel Brasil.
Etapa de comissionamento faz parte da etapa pré-operacional que ocorre nos finais de semana, ainda sem passageiros, segundo Coester.

O foco dos testes é a execução de atividades básicas dos trens como tração, frenagem, execução de comandos como abertura de portas, segurança do sistema de sinalização, etc. As verificações visam acompanhar o desempenho dos veículos e a retirada de pendências.
O procedimento é comum em veículos ferroviários em geral. O sistema aeromóvel, totalmente concebido no Brasil, tem como princípio de propulsão um sistema pneumático de alta pressão que empurra as velas do trem sob as vigas fechadas.

Os trens não possuem motores próprios e sua construção foi feita para que o peso das composições seja o menor possível, facilitando o seu deslocamento.
As obras de implantação do sistema já estão praticamente finalizadas. Sendo necessário apenas a validação dos testes e a certificação de segurança para garantir sua operação plena ainda em 2025
