A TIC Trens, futura operadora da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades, está realizando vistorias técnicas no trecho entre Jundiaí e Campinas onde novos serviços ferroviários serão implantados.
Segundo publicações realizadas em redes sociais, funcionários realizaram inspeções no trecho ferroviário onde será implantado serviço do Trem Intermetropolitano (TIM) e futuramente o próprio TIC.
A análise do trecho visa a detecção de pontos importantes das vias que precisarão passar por uma completa reconstrução.
Dentre pontos importantes que geralmente são destaques em inspeções são a presença de obras de arte especiais como pontes e viadutos, integridade da faixa de domínio e passivos ambientais.
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O trecho entre Jundiaí e Campinas faz parte da concessão federal sob posse da Rumo Logística. Apesar disso, o tráfego de trens é majoritariamente realizado por trens da MRS Logística.
Se nesse trecho não conseguirem implantar ao menos o Trem InterMetropolitano, significará então que não se vai implantar trem algum em qualquer lugar que seja.
O leito ferroviario pra isso já existe, e a demanda reprimida é enorme. Só depende mesmo de um mínimo de boa vontade e de inteligência.
Quero ver como irão remover décadas de invasões imobiliárias na via. Aqui em Jundiaí o o prefeito Luiz Fernando Machado deixou correr solto a invasão!
Dúvido muito que qualquer projeto saia do papel, nem mesmo o trem InterMetrolopitano. A Máfia das empresas de ônibus mandam e desmandam no estado.
Além de demorado e ser construído em oito anos em Via Singela, e da forma como está especificado no projeto dependendo da segregação da carga por parte da MRS, ou seja, os projetos obrigatoriamente precisam estar em completa sinergia, mais um motivo justificável tecnicamente para se construir o TIC em vias duplas separadas que facilitaria a expansão.
A justificativa dada de se eliminar a proposta aventada pelo governo de trens com dois andares (double-decker) que economizaria com plataformas mais curtas e operar com velocidade máxima de 140 km/h em via singela sinuosa em traçado inadequado para velocidades maiores e composições modernas e por conta da necessidade de se adequar projetos de túneis e das próprias vias para uma condição de operação diferenciada.
Com essas incertezas, a melhor solução seria, nesse primeiro momento, manter operando o Serviço-710 nos moldes atuais que atualmente possui uma demanda comprovada de 745 mil/dia, e inicialmente com baixo investimento partir para a reconstrução do TIM-Trens Inter Metropolitanos paradores utilizando as composições reformadas disponíveis existentes que incluirá paradas em Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas e expresso, com paradas na Barra Funda, Jundiaí e Campinas, com dois anos para ficar pronto e circular em operação assistida no máximo em 2026 com viagens comerciais no ano seguinte, o que convenhamos seria relativamente econômico e simples.