TIC Trens revisa planos e contrata consultorias para início da concessão

TIC Trens se prepara para mudanças (N509FZ)
TIC Trens se prepara para mudanças (N509FZ)

A TIC Trens, futura operadora do trem intercidades entre São Paulo e Campinas e da Linha 7-Rubi, já realizou diversas ações para viabilizar a implantação do novo serviço, incluindo consultorias financeiras e jurídicas para obras.

O site obteve acesso à síntese da Ata de Assembleia de Reunião de Cotistas ou Acionistas (A.R.C.A) que foi divulgada no dia 22 de outubro, mostrando as deliberações da empresa.

Revisão de planos

O primeiro item que foi avaliado foi a revisão do plano de negócios da empresa com foco na estrutura de pessoal. Segundo o documento, uma nova curva de OPEX (custo operacional) foi verificada.

Cabe citar que o início da fase pré-operacional, onde efetivamente os funcionários começam a receber treinamentos, ocorrerá a partir de dezembro de 2024.

Gráfico de Receitas X Custos na concessão da Linha 7-Rubi (SPI)
Gráfico de Receitas X Custos na concessão da Linha 7-Rubi (SPI)

Mudanças administrativas

Um dos diretores da empresa pediu renúncia do cargo e foi substituído. Mingmin Chen, diretor financeiro, deu lugar à Youngchun Wu. Ambos são cidadãos chineses.

Contratações

A TIC Trens está formalizando contratos de consultoria e assessoria em diversas áreas. O banco Santander foi escolhido para realizar a consultoria financeira em um financiamento de longo prazo necessário para a execução dos investimentos.

Ao mesmo tempo, equipes jurídicas estão sendo contratadas para realizar a elaboração de contratos EPC (construção) para a implantação de sistemas, manutenção e estruturas civis.

Ata da reunião realizada pela TIC Trens (TIC Trens)
Ata da reunião realizada pela TIC Trens (TIC Trens)

A obtenção do REIDI também é citada nas metas da empresa. O Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura permite a desoneração em grandes obras.

Além disso, estudos foram contratados para diagnosticar o meio ambiente, fator importante para obtenção de licenças para o início de obras. Por fim, a contratação do auditor independente, verificador independente e apoio técnico também entraram em pauta.

O cronograma prevê que o serviço expresso de trens rápidos entre São Paulo e Campinas esteja operacional a partir de 2031.

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