Todas estações de trem em São Paulo vão aceitar pagamentos por crédito e débito
Modalidade de pagamento será inserida inclusive nas linhas concedidas a partir de 19 de abril
Criar opções de pagamentos para os passageiros amplia as opções para este público e neste caminho, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou nesta quinta-feira, 9, a ampliação e emprego da tecnologia de aproximação em todas as estações do sistema ferroviário paulista.
A partir de 19 abril, as estações das linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade permitirão o uso de cartões de crédito ou débito nas catracas e assim acessar a área de embarque aos trens.
A implantação total ocorre após ciclos de testes e um crescimento gradual realizado em estações como Brás, Palmeiras-Barra Funda e Guaianases, que possuem grande fluxo de passageiros.
Além da aproximação com os cartões, o uso de relógios inteligentes e celulares com cartão cadastrado para o pagamento encostando na catraca, também será possível.
O sistema implantado tem tecnologia compatível com as bandeiras de cartões como a Elo, MasterCard e Visa. Além dos cartões, o uso do Bilhete Único, TOP e QR Code estão mantidos.
Retrocesso nos ônibus
Enquanto no sistema de trilhos o sistema e opções de pagamento é ampliado, nos ônibus do transporte intermunicipal (antiga EMTU) recentemente tiveram a opção do uso do cartão de crédito para embarque retirada, pegando os passageiros de surpresa, visto que houve quase nenhum comunicado antecipado sobre isto.
