Trajeto do Trem Intercidades para São José dos Campos ainda gera dúvidas

Trem para São José dos Campos apresenta complexidade em projeto (Ermell)
Trem para São José dos Campos apresenta complexidade em projeto (Ermell)Trem para São José dos Campos apresenta complexidade em projeto (Ermell)

O plano de construção da rede de Trens Intercidades está avançando em várias frentes. Apesar disso, o TIC São José dos Campos (Eixo Leste), que está em fase de planejamento, se mostrou mais complexo do que o previsto gerando impactos no cronograma geral do empreendimento.

Segundo informações obtidas no Relatório Integrado 2023 publicado pela CPTM, os estudos de diretrizes para a nova rota de trens de média velocidade mostraram-se mais desafiadores do que o previsto.

O conjunto de estudos necessários para a proposta das ligações ferroviárias se mostrou mais complexo do que o previsto impactando o cronograma“, explicou a companhia.

Dois traçados estudados

Atualmente o empreendimento está em fase de formulação do seu Projeto Diretriz, quando são delineadas suas características básicas. Isso inclui traçado, estações, velocidades, possibilidade de compartilhamento de via, etc.

O TIC São José dos Campos, apesar de parecer simples, enfrenta grandes complexidades. Uma das principais é o traçado, que chegou a ser alterado em apresentações recentes.

Diagrama do TIC São José dos Campos (PITU 2040)
Diagrama do TIC São José dos Campos (PITU 2040)

A proposta original era de que o trem partisse de São Paulo e seguisse pelo leito da Linha 12-Safira. A partir da estação Engenheiro Manoel Feio o trem deveria acessar as linhas da MRS pela Variante do Parateí.

A Variante do Parateí foi uma alternativa de traçado mais eficiente para o transporte de cargas implantado pela Estrada de Ferro Central do Brasil em 1952. Atualmente somente os trens de carga passam pela região.

O traçado, apesar de apresentar certas vantagens, deixa de atender a cidades importantes do Alto Tietê como Mogi das Cruzes.

Traçado dos Trens Intercidades, vetor leste utilizaria a Linha 11-Coral (STM) TIC SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Traçado dos Trens Intercidades, vetor leste utilizaria a Linha 11-Coral (STM)

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A revisão do traçado em mapas mais recentes chegou a incluir uma passagem em Mogi das Cruzes. De lá o trem seguiria para a São José dos campos por meio de um novo trecho ferroviário que seria construído.

A complexidade do traçado e a possibilidade de conviver com os trens de carga fez com que o projeto diretriz, previsto para ser entregue em 2023, fosse adiado. Ainda não há previsão para licitação ou obras do TIC para São José dos Campos.

Previous Post
Nova oficina de truques da ViaMobilidade (Jean Carlos)

ViaMobilidade implanta “super oficina” para manutenção de truques ferroviários

Next Post
Tatuzão da Linha 2-Verde chegou ao VSE Coxim nesta quarta-feira, 17 (CMSP)

Tuneladora Cora Coralina da Linha 2-Verde chega ao VSE Coxim

Related Posts