Trem da Linha 6-Laranja aparece pela primeira vez na reta final de montagem
Composição fabricada pela Alstom em Taubaté teve projeto revelado meses atrás, mas apenas por desenhos. Linha Uni receberá 22 unidades na primeira fase

Em junho, a Alstom e a Linha Uni revelaram como serão os trens da Linha 6-Laranja de metrô após muita expectativa. Mas se tratavam de imagens em 3D produzidas por computador.
Agora, no entanto, a futura composição que circulará entre Brasilândia e São Joaquim apareceu pela primeira vez com sua máscara frontal característica.
Não foi uma divulgação oficial e sim uma imagem compartilhada por visitantes das instalações da Alstom em Taubaté (SP), onde a empresa fabrica a composição.
Horas depois, a concessionária publicou duas fotos do trem, mas sem acrescentar qualquer informação nova.

Elas mostram um dos carros das extremidades aparentemente em fase de instalação de sistemas e equipamentos internos. Há outro carro atrás dele, mas não é possível identificar sua posição no comboio.
A Linha 6-Laranja receberá 22 trens Metropolis em sua primeira fase de construção, com 15,3 km e 15 estações. Mas a Linha Uni deve expandir o contrato já que a extensão até Mooca está nos planos de curto prazo.
A composição que circulará na Linha 6 terá alimentação de energia por catenária, poderão transportar até 2.044 passageiros e serão operadas de forma totalmente automática, daí a ausência de cabine, como mostra a imagem.

As portas terão um mecanismo de abertura diferente do visto em ramais como as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, com as folhas correndo por fora, o que permite maior espaço interno e janelas maiores.
Na época da apresentação feita pelas duas empresas, a previsão era que o primeiro trem seja entregue entre o final deste ano e o início de 2025.
ele parecia meio tristonho na foto
Na primeira vez que bati o olho achei horrorosa essa máscara, depois vendo com mais calma não achei tão horroroso assim, digamos apenas feio. Pra ter a certeza só vendo ao vivo.
Que coisa mais esquisita, mas o maior problema dessa frota é só ter os bancos longitudinais, não os transversais intercalados como nos trens da Linha 04 e eu prefiro desse jeito, espero que o Metrô não cometa esse erro na Frota R, tem ter também os bancos transversais como é tradição na empresa! O importante é que essas máquinas funcionem a contento e acho que ele terá aquele som característico dos trens da Alstom que começou com os trens da Frota F, lá atrás, só espero que não seja tão barulhento quanto porque só vai percorrer o subterrâneo!
Estou na expectativa que venha como o frota F, barulhento! Saudades dele na L5, de ouvir ele berrando no túnel! No mais, que ele atenda bem ao que foi proposto na linha e que mais pra frente a gete possa enfim desfrutar de mais opções de transporte metroviário!
Gostei! Legal essa frente estilo “Darth Vader”.
Pode causar alguma estranheza no começo, exatamente por ser diferente dos padrões de desenho aos quais já nos acostumamos. Mas a ideia é essa!
A verdade é que a mascara dos trens só importa nos monotrilhos e na CPTM. Em todas as outras linhas, inclusive na 6, as portas de plataforma
Impedem a perfeita visualização. O trem pode ser ate feio mas nem da pra ver direito
Gostei. Vou morar ao lado de uma futura estação. Não vejo a hora de ficar pronto.
os trem dê metrô dá Alstom são feios ultrapassado modelos chineses são bem melhor
São os mais bonitos na vdd, frota G do metrô sendo o mais bonitinho de todos
Feinho, mas o que imorta é ter saúde e servir bem o passageiro
Nenhum trem no mundo em horário de rush transporta menos de 8 passageiros por m2 .
Que seja funcional, porque beleza não tem nenhuma. É f3inho hein. Eu pensava que mais f3io que a frota P era impossível. Eu estava errado. Para falar a verdade, tirando a frota J e a H, o resto são bem f3inhos. Os trens novos da frota 8900 que são lindos. Mas estão dando problema já.
Sendo sincero, achei bonito. Lembra aqueles metrôs europeus.