Trem da Linha 6-Laranja aparece pela primeira vez na reta final de montagem

Composição fabricada pela Alstom em Taubaté teve projeto revelado meses atrás, mas apenas por desenhos. Linha Uni receberá 22 unidades na primeira fase

Máscara do novo trem da Linha 6-Laranja
Novo trem da Linha 6-Laranja (Linha Uni)

Em junho, a Alstom e a Linha Uni revelaram como serão os trens da Linha 6-Laranja de metrô após muita expectativa. Mas se tratavam de imagens em 3D produzidas por computador.

Agora, no entanto, a futura composição que circulará entre Brasilândia e São Joaquim apareceu pela primeira vez com sua máscara frontal característica.

Não foi uma divulgação oficial e sim uma imagem compartilhada por visitantes das instalações da Alstom em Taubaté (SP), onde a empresa fabrica a composição.

Horas depois, a concessionária publicou duas fotos do trem, mas sem acrescentar qualquer informação nova.

O trem da Linha 6-Laranja com sua característica máscara (Reprodução)
O trem da Linha 6-Laranja com sua característica máscara (Reprodução)

Elas mostram um dos carros das extremidades aparentemente em fase de instalação de sistemas e equipamentos internos. Há outro carro atrás dele, mas não é possível identificar sua posição no comboio.

A Linha 6-Laranja receberá 22 trens Metropolis em sua primeira fase de construção, com 15,3 km e 15 estações. Mas a Linha Uni deve expandir o contrato já que a extensão até Mooca está nos planos de curto prazo.

A composição que circulará na Linha 6 terá alimentação de energia por catenária, poderão transportar até 2.044 passageiros e serão operadas de forma totalmente automática, daí a ausência de cabine, como mostra a imagem.

Novos trens da Linha 6-Laranja serão monitorados remotamente (Alstom/LinhaUni)
Projeção fornecida pela Alstom e a Linha 6 adiantou projeto do trem da Linha 6

As portas terão um mecanismo de abertura diferente do visto em ramais como as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, com as folhas correndo por fora, o que permite maior espaço interno e janelas maiores.

Na época da apresentação feita pelas duas empresas, a previsão era que o primeiro trem seja entregue entre o final deste ano e o início de 2025.

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tiago
tiago
8 meses atrás

ele parecia meio tristonho na foto

Felie
Felie
8 meses atrás

Na primeira vez que bati o olho achei horrorosa essa máscara, depois vendo com mais calma não achei tão horroroso assim, digamos apenas feio. Pra ter a certeza só vendo ao vivo.

Celso Jorge
Celso Jorge
8 meses atrás

Que coisa mais esquisita, mas o maior problema dessa frota é só ter os bancos longitudinais, não os transversais intercalados como nos trens da Linha 04 e eu prefiro desse jeito, espero que o Metrô não cometa esse erro na Frota R, tem ter também os bancos transversais como é tradição na empresa! O importante é que essas máquinas funcionem a contento e acho que ele terá aquele som característico dos trens da Alstom que começou com os trens da Frota F, lá atrás, só espero que não seja tão barulhento quanto porque só vai percorrer o subterrâneo!

Aline
Aline
8 meses atrás
Responder para  Celso Jorge

Estou na expectativa que venha como o frota F, barulhento! Saudades dele na L5, de ouvir ele berrando no túnel! No mais, que ele atenda bem ao que foi proposto na linha e que mais pra frente a gete possa enfim desfrutar de mais opções de transporte metroviário!

Santiago
Santiago
8 meses atrás

Gostei! Legal essa frente estilo “Darth Vader”.
Pode causar alguma estranheza no começo, exatamente por ser diferente dos padrões de desenho aos quais já nos acostumamos. Mas a ideia é essa!

Andre
Andre
8 meses atrás
Responder para  Santiago

A verdade é que a mascara dos trens só importa nos monotrilhos e na CPTM. Em todas as outras linhas, inclusive na 6, as portas de plataforma
Impedem a perfeita visualização. O trem pode ser ate feio mas nem da pra ver direito

Gildo C. Costa
Gildo C. Costa
8 meses atrás

Gostei. Vou morar ao lado de uma futura estação. Não vejo a hora de ficar pronto.

Roberto Araújo
Roberto Araújo
8 meses atrás

os trem dê metrô dá Alstom são feios ultrapassado modelos chineses são bem melhor

kiritsu
kiritsu
8 meses atrás
Responder para  Roberto Araújo

São os mais bonitos na vdd, frota G do metrô sendo o mais bonitinho de todos

RAFAEL
RAFAEL
8 meses atrás

Feinho, mas o que imorta é ter saúde e servir bem o passageiro

Ivo
Ivo
8 meses atrás

Nenhum trem no mundo em horário de rush transporta menos de 8 passageiros por m2 .

Marcelo
Marcelo
8 meses atrás

Que seja funcional, porque beleza não tem nenhuma. É f3inho hein. Eu pensava que mais f3io que a frota P era impossível. Eu estava errado. Para falar a verdade, tirando a frota J e a H, o resto são bem f3inhos. Os trens novos da frota 8900 que são lindos. Mas estão dando problema já.

Marcus
Marcus
8 meses atrás

Sendo sincero, achei bonito. Lembra aqueles metrôs europeus.