Trem Intercidades de Sorocaba pode terminar na estação Pinheiros, diz governo

Secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini afirmou que há vários traçados para o próximo trem regional, um deles seguindo pela Marginal Pinheiros até o encontro com a Linha 4-Amarela
Trem regional Mireo (Siemens)

Enquanto o Trem Intercidades Eixo Norte (SP-Campinas) vai a leilão nesta quinta-feira, 29, marcando a volta dos trens regionais à São Paulo, o governo do estado já se debruça nos demais ramais planejados.

O mais próximo de ter o projeto lançado é o TIC Eixo Oeste, entre a capital paulista e Sorocaba.

Na entrevista concedida à Folha de São Paulo, Rafael Benini, que é o responsável pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, afirmou que o trem deve ter a audiência pública lançada no começo de 2025.

O projeto já conta com um estudo encomendado junto ao IFC (International Finance Corporation), ligado ao Banco Mundial, e que vai determinar qual é a proposta de melhor custo-benefício.

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Possível trajeto do TIC de Sorocaba até as proximidades da estação Pinheiros

O Trem Intercidades para Soracaba, no entanto, esbarra em novos problemas, o primeiro deles é que a gestão Doria concedeu a Linha 8-Diamante à ViaMobilidade, ocupando as vias por onde poderiam circular os trens regionais.

Diferentemente do TIC para Campinas, cuja vencedora também operará a Linha 7-Rubi, o futuro concessionário do trem para Sorocaba terá de manter o serviço paralelo ao trem metropolitano.

Segundo Benini, não haveria grandes problemas para chegar com o trem regional até a estação Presidente Altino, na divisa de Osasco com São Paulo. O ponto é que o governo Tarcísio de Freitas quer que o TIC tenha uma conexão com uma linha de metrô.

As opções, segundo o secretário, são inúmeras, entre elas um terminal e Água Branca, que era a estação original para os trens regionais no projeto da CPTM.

Mas Benini citou outra possibilidade: levar o TIC Eixo Oeste até Pinheiros, onde haveria uma ligação com a Linha 4-Amarela.

Edifícios no lado oposto do Rio Pinheiros (Jean Carlos)

Local de estação

Consigo chegar a Pinheiros? Consigo. É mais barato? É, mas vou ter de chegar pela outra margem do rio, não pela Linha 9“, disse o secretário à Folha.

Seriam quase 7 km de vias entre o trecho onde há trilhos perto de Presidente Altino e a altura da estação Pinheiros.

A margem oposta do rio tem de fato espaço até as faixas da via expressa, mas não está claro como construir uma estação funcional capaz de acomodar os trens e as áreas de ligação com a malha metroferroviária.

Uma hipótese seria que ela fosse subterrânea, sob a Marginal Pinheiros no sentido sul. Ou então em área elevada como uma ponte. Nesse caso, a distância até o Metrô e a Linha 9-Esmeralda seria menor.

A gestão atual espera ainda licitar o projeto até 2026, mas o tempo parece curto para avançar com todos os estudos.

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12 comments
  1. Excelente o planejamento das malhas do TIC onde as próprias linhas não se conectam. Impossível ir de Santos a Sorocaba, por exemplo.

  2. Que decisão grotesca levar até Pinheiros, uma estação extremamente saturada, com muitos lances de escadas e indisponibilidade de um elevador mais eficiente. Totalmente inviável para pessoas que chegarem em horário de pico e com malas.

    Esses projetos dos TICs estão sendo totalmente mutilados com projetos incertos, contra os projetos mais aperfeiçoados feitos pela CPTM.

  3. ”ocupando as vias por onde poderiam circular os trens regionais”
    Linha 8 ”ocupando vias”??
    Quem ocuparia a via seria o TIC no meio do caminho de um trem metropolitano, principalmente nos horários de pico, isso sim. Deveriam era construir isso aí beirando a Castelo Branco, como foi apresentado em outro projeto. Quero ver como vão fazer para manter um trem metropolitano com intervalos curtos e um outro passando no meio de 15 em 15 minutos. Isso é totalmente ilógico

  4. Do jeito que são esses projetos-TIC, a melhor opção pra se ir à Campinas e à Sorocaba continuará sendo mesmo a Viação Cometa…

  5. Uma dúvida: se eu não me engano, na concessão das linhas 8 e 9 não havia cláusula de que a operadora que ganhasse a licitação seria responsável por operar o TIC Sorocaba no futuro se o governo decidisse por fazer a linha?

    Essa cláusula foi retirada da concessão? Se eu não estiver errado a concessão não foi feita com ela?

    Em caso a concessão foi feita com ela, qual a razão de se fazer uma licitação para o TIC Sorocaba, já que é a própria Via Mobilidade que irá administrar?

    Muito obrigado.

  6. Uma verdadeira lambança que estão fazendo. Um exemplo é o trecho Leste. SP-SJC.

    Até hoje não definiram se irá passar por Mogi das Cruzes ou não. E em tese, esse ramal Leste é o mais fácil e barato de se fazer.

  7. Que projeto grotesco, a Estação Júlio Prestes subutilizada ao lado da Estação Luz com 5 linhas. E mais, os trens intercidades têm que conectarem entre si.

  8. Estes governantes tem relançados TIC para inúmeras localidades, de forma simultânea para sorrateiramente desfocar o debate sobre as reais e mínimas condições técnicas, desde o lançamento foi alertado sobre as gravíssimas inconsistências do projeto, se for para fazer igual aconteceu com o fracasso do TIC para Campinas, é melhor declinar!
    A inclusão do serviço de trens de passageiros intercidades entre a capital e Sorocaba no pacote de concessão do TIC até Sorocaba deveria estar atrelado na concessão da ViaMobilidade, mas malandramente e sorrateiramente foi retirado, e agora novamente temos esta falácia governamental dos trens para Sorocaba, que foram omitidos e não constam do contrato de concessão, mas o grupo de Tarcísio insiste em querer iludir os incautos

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