Trem recém entregue para a ViaMobilidade possuí dano em sua estrutura externa

Composição A02 teve estrutura do ar-condicionado danificada durante processo de transporte ao pátio. Sistema de refrigeração, contudo, não foi comprometido
Carro danificado na região do ar-condicionado (Jean Carlos)
Carro danificado na região do ar-condicionado (Jean Carlos)

O segundo novo trem da ViaMobilidade, que chegou ao pátio de Presidente Altino neste final de semana, já apresenta problemas. A estrutura de metal do sistema de ar condicionado mostra sinais de amassamento.

O site esteve na estação Presidente Altino na tarde desta terça-feira para conferir o novo trem. Através da passarela foi possível observar manobras com alguns carros e uma locomotiva.

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Enquanto o procedimento de manobra ocorria, dentro da normalidade, foi possível notar que o equipamento de ar condicionado estava com a grade de ventilação danificada.

Local danificado (Jean Carlos)
Local danificado (Jean Carlos)

O defeito foi encontrado no carro A023. A unidade de AC está situada na parte frontal do carro. O amassamento, dada a sua localização e formato, poderia prejudicar o funcionamento de uma das pás responsáveis pela exaustão do ar quente.

Geralmente ajustes técnicos são toleráveis em equipamentos novos, mas pelas características vistas, tal incidente não é o esperado para um trem considerado novo.

Trem em manobra no pátio Presidente Altino (Jean Carlos)
Trem em manobra no pátio Presidente Altino (Jean Carlos)

O site pediu nota para a ViaMobilidade, concessionária responsável pelos trens, e obtivermos a seguinte resposta:

“O segundo novo trem da ViaMobilidade está sendo preparado no Pátio Presidente Altino para entrar em operação. A tampa do aparelho de ar-condicionado foi danificada no processo de transporte no fim de semana. Contudo, não houve nenhum prejuízo ao sistema de ar-condicionado ou à infraestrutura da composição.

A concessionária entrou em contato com a fabricante e o processo de substituição já está em andamento, portanto, as próximas etapas não sofrem alteração e o ingresso do trem em operação comercial será realizado conforme o previsto.”

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  1. Isso aconteceu porque o trem foi trazido de caminhão direto da fábrica da Alstom em Taubaté, se a composição interesse fosse rebocada de trem até São Paulo isso não teria acontecido além do custo ser menor. O transporte de trem é possível pois a bitola da antiga Central e da CPTM é a mesma fora que há um enlace entre as linhas 7 e 8 permitindo a troca de composições.

  2. Se a composição fosse trazida de trem o custo seria maior e ela seria apedrejada em algum ponto do trajeto (sendo que o prejuízo ficaria para a ViaMobilidade dado que vandalismo não é coberto pela garantia). Por isso que quase ninguém mais transporta veículos por trem no Brasil.

    Esse pequeno dano será pago pela transportadora para a Alstom e vida que segue.

    1. Por essas coisas que nosso país está assim, não podemos mais usar ferrovias por que o povo não tem o mínimo de respeito com o bem público ou de entes privados. Depois reclamam da vida que tem.

      1. Vocês estão muito malucos de achar que não transportam coisas por trilhos por conta de vandalismo, como se a população ficasse a beira dos trilhos a espera de uma composição pra extravasar, quanta baboseira

        1. Não se transportam veículos por trem no Brasil por vandalismo. O custo para segurança é alto e não existe garantia contra vandalismo.

  3. Os trens da CPTM rodam com vidros frontais quebrados e não vejo um notícia sobre isso…..pq será? “Trens da CPTM rodam em mal estado nos trilhos de SP” Se for comparar a essa matéria, essa seria a “manchete”

    1. Pq a cptm n tá recebendo lucro garantido pra fazer esse tipo de manutenção, a cptm é empresa estatal e recebe poucos investimentos, se a coisa n tá com boa manutenção é por falta de dinheiro pq pessoas capacitadas tem e muitas na empresa, se não fosse o caso a cptm n receberia prêmios internacionqis pela gestão e operação de suas linhas, é óbvio que essa avaria num trem novo não deve ser culpa da via mobilidade mas só escancara mais um problema nessa numa entrega de trens novos que vem sendo usados como solução mor pra uma infinidade de problemas crônicos nas linhas centenárias de São Paulo

      1. Em 20 anos a CPTM recebeu R$ 16 bilhões do estado em investimentos.

        Anualmente a CPTM recebe verbas suficientes para sua manutenção básica.

        Aonde está o dinheiro?

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