Trilhos de energia chegam ao trecho da Marginal da Linha 17-Ouro
Estrutura de alimentação elétrica aparece montada nas vigas-guia próximas à estação Morumbi
A Linha 17-Ouro já conta com trilhos de energia em boa parte das vias que acompanham o Rio Pinheiros, como mostram imagens do último final de semana.
A instalação da estrutura de alimentação elétrica na região era aguardada há tempos já que o trecho era uma das partes mais atrasadas do projeto de monotrilho.
O Metrô está terminando a montagem de um ‘track-switch’, aparelho de mudança de via, após a estação Morumbi, que é necessário para que os trens mudam de via em direção à Congonhas e Washington Luiz.
Trecho onde as vias da Linha 17-Ouro são mais baixas (Thiago Nonato)
Além disso, foi preciso esperar a instalação de uma viga-trilho nova próxima à estação Chucri Zaidan, que substituiu uma estrutura mal formada.
O novo estágio atingido permitirá que a BYD, fabricante dos trens de monotrilho, possa avançar com os testes no novo trecho.
Vias do monotrilho sobre a Ponte do Morumbi (Thiago Nonato)
A Linha 17 terá oito estações na fase inicial, ligando a Linha 9-Esmeralda e a Linha 5-Lilás com o Aeroporto de Congonhas, inaugurada em março de 2026.
O ramal de monotrilho, no entanto, tem outras 10 estações previstas que o levarão até Jabaquara num sentido (Linha1-Azul) e São Paulo-Morumbi (Linha 4) no outro, criando um trajeto perimetral que deve encurtar viagens sem cruzar áreas centrais de São Paulo.
