Tuneladora da Linha 2-Verde será batizada como “Cora Coralina”

A tuneladora da Linha 2-Verde na fábrica da CREG na China (CML2)

O “tatuzão” que escavará os cerca de 8 km de túneis da extensão da Linha 2-Verde até Penha está quase pronto na China. Segundo informações do Consórcio CML2, responsável pelo contrato com o Metrô, o equipamento deve concluir testes na fábrica da CREG na semana que vem e então ser desmontado e enviado para o Brasil.

A imensa tuneladora aparece montada nas instalações da empresa, como mostra a imagem acima compartilhada pela equipe do consórcio, durante visita técnica nos últimos dias.

Ela seguirá a tradição de batismo com o nome de uma mulher relevante na história e cultura brasileira. Nesse caso, a poetisa e contista Cora Coralina, que faleceu em 1985.

A roda de corte, peça com diâmetro de 12,6 metros, não aparece na imagem, mas está sendo finalizada e pintada com as bandeiras do Brasil e do Estado de São Paulo.

Complexo Rapadura, onde o tatuzão será montado em 2023 (iTechdrones)

Após chegar ao país, a tuneladora será transportada até o Complexo Rapadura, na Zona Leste, onde será montado numa vala que está sendo finalizada neste semestre. A previsão é que as escavações sentido a estação Vila Prudente comecem em agosto.

O TBM (Tunnel Bore Machine) fará as escavações em duas etapas, a primeira passando pelas estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato, e a segunda, a partir da Vala Penha, passando pelas estações Penha, Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel.

As novas estações da Linha 2 deverão ser entregues em 2026.

 

Previous Post
Projeto da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata

Empresa que atrasa obras da Linha 17 é habilitada a construir estação Ipiranga, da Linha 15-Prata

Next Post
A Linha 16 deve utilizar um megatatuzão capaz de abrir túneis que abrigarão as estações do ramal

Linha 16-Violeta (Oscar Freire-Cidade Tiradentes) tem segunda licitação lançada

Related Posts