A rede metroviária de São Paulo tem crescido nos últimos anos, mas algo não muda: a estação Sé segue como a mais movimentada.
A estação localizada no ponto zero da capital recebe dois ramais, a Linha 1-Azul e a Linha 3-Vermelha, mas é a segunda que detém a maior demanda de passageiros.
Dados de junho mostram que as plataformas de Sé da Linha 3 receberam em média por dia útil 202 mil usuários.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Tratam-se de pessoas que passaram pelos bloqueios da parada, mas também que fizeram transferências da Linha 1-Azul.
Como esperado, as plataformas de Sé da Linha 1 estão em 2º lugar, com 171 mil usuários diários.
O site montou um ranking que mostra as 30 estações de metrô mais movimentadas de São Paulo.

Mas por que não somar os dados? Na visão deste site, trata-se de uma distorção já que estações como Luz e Paulista têm público mais amplo se seguissemos esse critério.
A estação Paulista, da Linha 4-Amarela, opera em sintonia com Consolação, da Linha 2-Verde, a despeito dos nomes diferentes.
Luz é um caso ainda mais complexo já que o hub, assim como Palmeiras-Barra Funda e Brás, englobam linhas de trens metropolitanos, o que as torna ainda maiores.

Capão Redondo é a mais movimentada sem interligação
Não por acaso, as 12 primeiras colocadas são estações que interligam duas ou mais linhas ferroviárias, o que impulsiona suas demandas naturalmente.
A primeira no ranking que atende apenas um ramal é Capão Redondo, da Linha 5-Lilás, que recebeu diariamente quase 94 mil pessoas em junho.
O fenômeno é, no entanto, explicável: por ser terminal e localizada em uma região onde convergem várias linhas de ônibus, sua demanda é potencializada.
Com a extensão até Jardim Ângela certamente esse movimento caíra um pouco como já ocorreu com estações da Linha 4 como Butantã e São Paulo-Morumbi após o ramal chegar à Vila Sônia.

Linha 1-Azul lidera lista
Em termos de estações presentes nas 30 mais movimentadas, a Linha 1-Azul tem oito delas enquanto a Linha 3-Vermelha, outras sete paradas.
Ou seja, metade das estações está nos dois ramais mais antigos do Metrô.
A Linha 2-Verde tem seis estações enquanto a Linha 4-Amarela, quatro, mas o ramal operado pela ViaQuatro lidera entre as 10 maiores.
Por seu perfil de distribuição, a Linha 4 coloca as estações Luz, Paulista, Pinheiros e República entre as de maior demanda.
A Linha 5-Lilás tem outras quatro paradas e a Linha 15-Prata uma.
O monotrilho entra para o ranking com a estação Vila Prudente, que apesar das limitações operacionais, recebeu 60 mil usuários diários e figurou em 27º lugar.