Veja a estação Moema do alto, próxima a ser inaugurada na Linha 5

Avatar
Trabalhos seguem na reta final ao nível de superfície com asfaltamento e montagem da cobertura do acesso secundário
Estação Moema em 03 de março: próxima a ser inaugurada (Fernando Galfo)

Enquanto os usuários da Linha 5-Lilás conhecem a nova estação Eucaliptos, inaugurada na última sexta-feira (2), a cerca de um quilômetro dali outra estação, Moema,  recebe os últimos ajustes antes de ficar pronta. Segundo o governador Geraldo Alckmin, ela será a próxima a ser aberta, entre o final de março e o início de abril.

O blog mostra aqui imagens inéditas feitas pelo colaborador Fernando Galfo do alto de um prédio ao lado da estação neste sábado. Elas revelam que a nova estação já está muito próxima da sua forma final.

No canteiro principal, a cúpula arredondada, marca registrada da expansão, parece pronta, com direito ao jardim que a circunda. As clarabóias localizadas na praça erguida sobre a estação também estão nos retoques finais. É possível notar, mesmo à distância, que o piso tátil, em azul, também foi instalado. As janelas do prédio técnico estão passando por acabamento e os últimos trechos do terreno recebem o piso.


A avenida Ibirapuera, que foi interditada parcialmente para a obra, já recebe camadas de asfalto enquanto a rua em frente à Paróquia Nossa Senhora de Aparecida e avenida Divino Salvador voltam a ganhar seus contornos, eliminados enquanto duraram os trabalhos.

Do outro lado da avenida, o acesso secundário, mais atrasado, recebe a cobertura metálica de desenho original e bem mais inspirado que a maior parte do que se viu até agora no ramal. Aparentemente, as escadas rolantes foram montadas (cobertas por uma lona preta) enquanto a estrutura do elevador permanece vazia.

No aguardo do CBTC

O Metrô tem cerca de quatro semanas para finalizar a estação a tempo de ser inaugurada por Alckmin, que deve se descompatibilizar do cargo para concorrer nas eleições deste ano. Se a parte civil e de sistemas parece ter tempo suficiente para ser concluída resta saber se a Bombardier conseguirá entregar uma versão do software de controle dos trens, o chamado CBTC, capaz de permitir que os trens cheguem até Moema. Quando isso ocorrer, faltarão apenas cinco estações para a Linha 5 ser concluída.

Veja também: Estação AACD será a mais acessível do Metrô

Total
28
Shares
16 comments
  1. Quanto tempo deve durar a operação assistida na estação Eucaliptos e Moema? Não adianta nada dizer que foi inaugurada uma estação se não se pode usá-la plenamente. Para a maioria, como no meu caso, o horário de funcionamento de testes não ajuda em nada.

  2. Quanto tempo deve durar a operação assistida na estação Eucaliptos e Moema??????
    Não adianta nada dizer que foi inaugurada uma estação se não se pode usá-la plenamente. Eles podem dizer que a estação foi inaugurada e aí prolongam o período de testes indefinidamente, mas para a maioria, como no meu caso, o horário de funcionamento de testes não ajuda em nada.

    1. Leonel, o que o Metrô informa é que são necessárias 300 horas de funcionamento para o sistema estar ok. Nesse primeiro momento, serão 30 horas semanais, mas esse horário deve ser ampliado um pouco. Ou seja, deve levar uns dois meses, a princípio.

  3. Quando vão inaugurar a baldeação com as linhas verde e azul na linha 5??
    A linha toda ficará completa antes da eleição ou essa correria toda é pra fingir que fizeram alguma coisa?

  4. Boa tarde Ricardo, você tem a informação se somente vão inaugurar a estação Moema ou vão inaugurar as estações AACD e Hospital São Paulo juntas, pois pelo que eu tenho acompanhado estas duas últimas já estavam bem mais adiantadas que Moema já ha algum tempo, existe esta possibilidade?

Comments are closed.

Previous Post

Metrô em Moema começa em modo “turístico”

Next Post

Trem regional de Alckmin perde velocidade à medida que fica mais caro

Related Posts