O governo do estado compartilhou em suas redes sociais nesta quarta-feira, 12, uma informação raramente divulgada, o percentual de evolução das oito estações da Linha 17-Ouro, do Metrô.
Esse acompanhamento é mais comum na Linha 6-Laranja, onde a Linha Uni atualiza os dados das obras com regularidade.
A situação no ramal de monotrilho é curiosa já que pelo ranking, a Estação Aeroporto Congonhas é a mais adiantada.
Confira a lista das estações:
- Estação Aeroporto de Congonhas: 85%
- Estação Vereador José Diniz: 81%
- Estação Campo Belo: 80%
- Estação Morumbi: 80%
- Estação Brooklin Paulista: 76%
- Estação Washington Luiz: 68%
- Estação Chucri Zaidan: 66%
- Estação Vila Cordeiro: 66%

Os métodos que foram utilizados para chegar nestes percentuais não foram divulgados.
Chucri Zaidan e Vila Cordeiro seguem na lanterna já que se encontravam em estágios anteriores durante o contrato com o Consórcio Monotrilho Ouro.
Aeroporto Congonhas aparece com 85%, à frente de Vereador José Diniz que já tem portas de plataforma, está energizada e outros serviços concluídos.
A estação Morumbi, que já teve as obras civis concluídas, pois estava em um contrato separado das demais estações, ainda assim apresenta um percentual elevado de 20% pendente de conclusão.
O Metrô de São Paulo, responsável pela gestação, pretende entregar a primeira fase, com as 8 estações, mais o Pátio Água Espraiada, até junho de 2026.
Uma dúvida que tenho neste monotrilho da linha 17- Ouro é se após a estação Morumbi haverá um track-switch.
Tinha essa dúvida sobre a estação aeroporto e ela foi resolvida com um post de uns dois dias atrás de que referida área de contorno está sendo construída.
Posso até estar enganado, mas no caso da estação Morumbi, sempre que passo pelo local, não visualizo qualquer construção após esta estação, que seria a última ou a inicial do percurso.
Ou será que os trens irão parar na estação Morumbi do monotrilho e voltarem de ré seguindo percurso até Washington Luís ou até Aeroporto?
Lembro que na Linha 15 – bronze do monotrilho, os vários “trens” não podiam seguir viagem até Jardim Colonial justamente por não haver essa área de manobra. Parece que havia apenas um trem que percorria o trajeto São Mateus -Jardim Colonial.
Após a construção do track-switch é que o percurso até Jardim Colonial foi regularizado e a antiga baldeação foi eliminada.
Leio sobre esse Pátio Agua Espraiada, mas creio que não tem a ver com área de manobra
sim, terá AMV após Morumbi
O track-switch na estação Morumbi fica perto da Estação Granja-Julieta da Linha 9.
Então na média 75,25% das obras estão concluídas e 24,75% é o que falta.
Menos de 1/4 para finalizar.
Vamos ver o que o governo vai justificar quando ocorrer o atraso na entrega. Obra pronta é polpulacao utilizando!
Nos vemos em 2030.
Tenho minhas dúvidas quanto a quantidade de usuários nessa linha enquanto não conectar com metro Jabaquara e com a linha amarela….
O que aconteceu com o projeto inicial da linha do metrô que iria da estação Campo Belo até o Aeroporto de Guarulhos passando por Brooklin, Vila Olímpia, Itaim Bibi etc…Pelo visto não vingou pois esta linha está indo só da estação central até o aeroporto de Guarulhos.
Essa é a Linha 19 – Celeste, por enquanto estão fazendo de Guarulhos até Anhangabaú.
12 anos pra fazer 75% da obra e apenas 1 ano pra concluir os últimos 25%.
justo na fase de acabamentos, sistemas e etc.
Sei não hein
Talvez alguém não consiga entregar trem rodando em linha nova até o fim do mandato