Veja onde e como será o Pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa

Anteprojeto do novo trecho que liga o ABC até a região da Santa Marina foi concluído. Novas informações sobre o pátio foram divulgadas na 29º Semana de Tecnologia Metroferroviária.
Novo pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa (CMSP)
Novo pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa (CMSP)

Nesta terça-feira (12) foram divulgadas novas informações sobre o anteprojeto da Linha 20-Rosa que deverá ligar a região de Santa Marina até o ABC Paulista cruzando a parte norte de São Bernardo do Campo e chegando à Santo André.

Durante a apresentação realizada na 29º Semana de Tecnologia Metroferroviária pelo arquiteto Luiz Antônio Cortez Ferreira, foram exibidos novos dados sobre o novo pátio da Linha 20-Rosa que deverá ser alocado na região de Santa Marina.

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No novo pátio deverá estar localizado ao lado da faixa de domínio da Linha 7-Rubi e se estenderá até a altura da Avenida Ermano Marchetti. A área total do terreno será de 258 mil m², onde 183 mil m² serão dedicados para a nova área de estacionamento e manutenção de trens.

O Pátio Santa Marina deverá contar com 24 vagas para estacionamento de trens. O slide da apresentação também revela que serão disponibilizadas vagas para estacionamentos de trens no Terminal Santa Marina (2 vagas), no estacionamento de trens Fradique Coutinho (3 vagas), no estacionamento de trens Rubem Berta (2 vagas) e no túnel de via entre Abraão de Morais e Saúde (4 vagas).

Dados do pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa (CMSP)
Dados do pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa (CMSP)

Para além dos aspectos meramente logísticos, o Metrô, visando reforçar sua visão de longo prazo, tornará a área passível de exploração comercial, alavancada sobretudo pelo potencial imobiliário na região.

Serão construídas em anexo um conjunto de torres e edifícios que poderão alavancar o financiamento da Linha 20-Rosa, tornando o projeto mais sustentável.

Outro aspecto igualmente interessante abordado por Cortez em sua apresentação é a presença de edificações tombadas na área de entorno. Estas edificações deverão ser convertidas em salas administrativas/técnicas, permitindo a preservação do patrimônio histórico ao mesmo tempo que se atribui funções aos edifícios.

Pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa deverá explorar potencial imobiliário (CMSP)
Pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa deverá explorar potencial imobiliário (CMSP)

Projeto enviado para a CETESB

Durante a apresentação, Cortez ressaltou que o recente aditamento de contrato, que postergou os serviços por praticamente 11 meses, não impactam na elaboração do projeto funcional e do EIA/RIMA. Estes documentos já estão concluídos e foram entregues para a avaliação da CETESB.

A extensão do período de atividade da contratada se deve à necessidade da presença dos agentes responsáveis pelo projeto para a avaliação do EIA/RIMA nas audiências públicas que ainda deverão ser realizadas. Trata-se, portanto, de parte natural do processo do projeto que, apesar da burocracia, reforça o caráter sustentável da Linha 20-Rosa.

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  1. Espero que este pátio seja grande o suficiente para abrigar os trens de uma nova linha de metrô, no caso a linha 23, que iria da Lapa até a estação Paulo Freire, o Arco Norte. Esta linha iria possibilitar ir de metrô para a região da Paulista ou Pinheiros sem passar pela região central, além do fato de melhorar o trânsito de São Paulo, pois muitos ônibus teriam ponto final em estações desta linha sem precisar ir até o centro expandido.

  2. Eu não consegui ver a localização exata desse pátio na faixa de domínio da Linha 07, os desenhos não deixam muito claro por estarem um tanto borrados alguém conseguiu saber exatamente onde ficará esse pátio?

    1. Acabei de procurar no google maps, fica situado exatamente ao norte da estação Agua Branca da CPTM!! Naquele complexo industrial antigo

  3. Sant Gobain? Então ficará no terreno da antiga Vidraria Santa Marina, a indústria operou até recentemente.

  4. Pessoal esqueça a l 13 Na estação santa marina por que no máximo vai ser uma integração física da L7 , tic , e L8

  5. É essa linha que o Tarcísio quer priorizar, certo? Tomara que consigam um modelo de contratação que seja semelhante ao da linha 6, acho que seria o melhor para o caso dela

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