Veja onde ficará a estação do Metrô dentro do campus da USP

Linha 22-Marrom prevê atender Cidade Universitária, que tem uma demanda estimada em 50 mil passageiros por dia
Projeção da futura estação USP da Linha 22-Marrom
Projeção da futura estação USP da Linha 22-Marrom

Maior universidade da América Latina, a USP carece ainda de uma estação de trem dentro do seu enorme campus na Zona Oeste. Mas essa situação mudará quando a Linha 22-Marrom foi implantada.

O ramal que ligará Cotia à estação Sumaré da Linha 2-Verde prevê uma estação na Cidade Universitária e que terá uma demanda estimada em 50 mil passageiros por dia.

A estação USP deverá ser localizada na Avenida Prof. Luciano Gualberto, próximo à antiga reitoria e à Praça do Relógio, bem no centro do campus.

Durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada na semana passada, a equipe de planejamento do Metrô deu mais detalhes sobre o projeto.

Localização da estação dentro da USP
Localização da estação dentro da USP

A Linha 22, que será subterrânea, terá seu túnel cruzando toda a avenida em direção ao Butantã, entre as futuras estações Rio Pequeno e Vital Brasil.

A estação terá uma praça rebaixada e uma marquise na superfície. Haverá então um mezanino com bloqueios, um andar intermediário e então o nível das plataformas.

Como revelado pelo Metrô, o projeto da Linha 22-Marrom poderá adotar um conceito novo, com trens com cinco carros em vez de seis, o que resultará em estações menores.

Os níveis da estação da USP
Os níveis da estação da USP

Plano Diretor da USP

A implantação de uma estação dentro da Cidade Universitária é um sonho antigo, mas que acabou sendo postergado. A Linha 4-Amarela chegou a ter seu traçado pensado para atender a USP, mas o projeto final ficou distante do campus.

Atualmente os alunos podem usar ônibus gratuitos a partir da estação Butantã para chegada à universidade. A Linha 9-Esmeralda possui uma estação, “Cidade Universitária”, que também pode ser usada, embora do outro lado do Rio Pinheiros.

Com a Linha 22-Marrom, no entanto, as discussões têm sido mais prósperas e contam com a participação da comunidade estudantil, explicou o Metrô.

Estação da USP ficará na Avenida Prof. Luciano Gualberto
Estação da USP ficará na Avenida Prof. Luciano Gualberto

A USP está desenvolvendo um Plano Diretor para a universidade e a estação de metrô faz parte do escopo. Segundo a companhia, desde julho ocorrem interações, incialmente com sondagens de campo e posteriormente com coletas de requisitos para o projeto.

Em agosto houve a apresentação de propostas para alunos e professores e neste mês foram revelados mapas com indicação das áreas onde será implantada a estação.

Não há, contudo, um prazo claro sobre a inauguração da Linha 22 e da futura estação. O governo deve produzir mais estudos até 2025 e então decidir quando haverá o lançamento de um edital para concessão do ramal.

Com informações e imagens de Jean Carlos.

Projeto da estação contou com a participação de alunos e professores da USP
Projeto da estação contou com a participação de alunos e professores da USP

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
9 comments
    1. Ter uma estação ao lado do Instituto Butantan é importante, tanto para estudantes, quanto para a população.

      1. Não tem nada a ver com isso, provavelmente é só pra não sobrecarregar a demanda da L4 já antes de pinheiros, mesmo com a localidade proposta da estação elas deveriam ter uma interligação física mas não terá pq pensaram em despejar a demanda da L22 somente após pinheiros já em faria lima

        1. Exatamente isso mesmo!

          Ainda que é sabido que a L22 vai atrair indiretamente demanda da L4 (na porção oeste/sudoeste).

          Porém, quem tiver, por exemplo, o centro da cidade de São Paulo como destino irá baldear da L22 p/a L4.
          Sabendo-se que a L4 (no sentido Luz, pela manhã) começa a perder passageiros a partir da Estação Faria Lima, eles inteligentemente querem conectar neste ponto as linhas 22 e 4, a fim de evitar sobrecarregar a L4 entre Butantã e Faria Lima.
          Antes a previsão era conectar no Butantã.

          Quem dera se tivessem a mesma preocupação com todas as linhas.
          Com a L2 só vão puxá-la até Guarulhos, conectá-la com “N” linhas (que só jogarão demanda na L2)… e nem para pensar em expandir a L19 pelo menos até a Av. Paulista (Brigadeiro) na 1ª fase e/ou mesmo a expansão da L5 após Klabin.
          Lamentável.

  1. Poderia ter uma estação Butantã na linha 22, ou na pior das hipóteses, fazer como a Paulista/Consolação (com um corredor entre as duas estações)… mas interligar só na Faria Lima é um contrassenso.

  2. Como eu gostaria que tivesse metrô dentro da USP quando estudava lá. Isto vai fazer com que muitos estudantes, professores e funcionários venham de metrô. Infelizmente esta linha está para um futuro . Isto se não resolverem cancelar esta linha como foi o caso da linha que ia de Cachoeirinha até o Ipiranga e o Arco Norte, que ia da Lapa até a Penha passando pela zona norte de São Paulo.

    1. Quem está nascendo hoje, se entrar na USP, certamente não vai ainda conseguir usufruir da L22 dentro do campus.

  3. Não tem a menor chance da linha fazer esse trajeto.
    Teria que escavar a região de um reator nuclear, uma usina de hidrogênio, equipamentos super sensíveis de ressonância magnética e coisas que eu nem imagino que possam existir.

    A linha pode até ter uma estação na usp, mas ela vai ter que entrar pelo Bonfiglioli.
    Infelizmente o Rio pequeno vai ser sacrificado nessa brincadeira.

    Não tem como escavar um túnel na região da Poli, IF, IPT, Ipen, Marinha assim do nada.

    Não vai rolar!

Comments are closed.

Previous Post
Projeção preliminar da estação Oscar Freire, da Linha 16-Violeta

Licitação ‘sumida’ da Linha 16-Violeta ressurge fracassada

Next Post
Projeção do "Bonde São Paulo" na Rua José Paulino (Jean Carlos)

Prefeitura de São Paulo prevê VLT em funcionamento até 2027

Related Posts