Maior universidade da América Latina, a USP carece ainda de uma estação de trem dentro do seu enorme campus na Zona Oeste. Mas essa situação mudará quando a Linha 22-Marrom foi implantada.
O ramal que ligará Cotia à estação Sumaré da Linha 2-Verde prevê uma estação na Cidade Universitária e que terá uma demanda estimada em 50 mil passageiros por dia.
A estação USP deverá ser localizada na Avenida Prof. Luciano Gualberto, próximo à antiga reitoria e à Praça do Relógio, bem no centro do campus.
Durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada na semana passada, a equipe de planejamento do Metrô deu mais detalhes sobre o projeto.
A Linha 22, que será subterrânea, terá seu túnel cruzando toda a avenida em direção ao Butantã, entre as futuras estações Rio Pequeno e Vital Brasil.
A estação terá uma praça rebaixada e uma marquise na superfície. Haverá então um mezanino com bloqueios, um andar intermediário e então o nível das plataformas.
Como revelado pelo Metrô, o projeto da Linha 22-Marrom poderá adotar um conceito novo, com trens com cinco carros em vez de seis, o que resultará em estações menores.
Plano Diretor da USP
A implantação de uma estação dentro da Cidade Universitária é um sonho antigo, mas que acabou sendo postergado. A Linha 4-Amarela chegou a ter seu traçado pensado para atender a USP, mas o projeto final ficou distante do campus.
Atualmente os alunos podem usar ônibus gratuitos a partir da estação Butantã para chegada à universidade. A Linha 9-Esmeralda possui uma estação, “Cidade Universitária”, que também pode ser usada, embora do outro lado do Rio Pinheiros.
Com a Linha 22-Marrom, no entanto, as discussões têm sido mais prósperas e contam com a participação da comunidade estudantil, explicou o Metrô.
A USP está desenvolvendo um Plano Diretor para a universidade e a estação de metrô faz parte do escopo. Segundo a companhia, desde julho ocorrem interações, incialmente com sondagens de campo e posteriormente com coletas de requisitos para o projeto.
Em agosto houve a apresentação de propostas para alunos e professores e neste mês foram revelados mapas com indicação das áreas onde será implantada a estação.
Não há, contudo, um prazo claro sobre a inauguração da Linha 22 e da futura estação. O governo deve produzir mais estudos até 2025 e então decidir quando haverá o lançamento de um edital para concessão do ramal.
Com informações e imagens de Jean Carlos.
Eu participei desse projeto com os alunos 😉
Uma coisa que não entendo é essa estação Vital Brasil, ao lado da Butantã. Por que não unificam?
Ter uma estação ao lado do Instituto Butantan é importante, tanto para estudantes, quanto para a população.
Não tem nada a ver com isso, provavelmente é só pra não sobrecarregar a demanda da L4 já antes de pinheiros, mesmo com a localidade proposta da estação elas deveriam ter uma interligação física mas não terá pq pensaram em despejar a demanda da L22 somente após pinheiros já em faria lima
Exatamente isso mesmo!
Ainda que é sabido que a L22 vai atrair indiretamente demanda da L4 (na porção oeste/sudoeste).
Porém, quem tiver, por exemplo, o centro da cidade de São Paulo como destino irá baldear da L22 p/a L4.
Sabendo-se que a L4 (no sentido Luz, pela manhã) começa a perder passageiros a partir da Estação Faria Lima, eles inteligentemente querem conectar neste ponto as linhas 22 e 4, a fim de evitar sobrecarregar a L4 entre Butantã e Faria Lima.
Antes a previsão era conectar no Butantã.
Quem dera se tivessem a mesma preocupação com todas as linhas.
Com a L2 só vão puxá-la até Guarulhos, conectá-la com “N” linhas (que só jogarão demanda na L2)… e nem para pensar em expandir a L19 pelo menos até a Av. Paulista (Brigadeiro) na 1ª fase e/ou mesmo a expansão da L5 após Klabin.
Lamentável.
Poderia ter uma estação Butantã na linha 22, ou na pior das hipóteses, fazer como a Paulista/Consolação (com um corredor entre as duas estações)… mas interligar só na Faria Lima é um contrassenso.
Como eu gostaria que tivesse metrô dentro da USP quando estudava lá. Isto vai fazer com que muitos estudantes, professores e funcionários venham de metrô. Infelizmente esta linha está para um futuro . Isto se não resolverem cancelar esta linha como foi o caso da linha que ia de Cachoeirinha até o Ipiranga e o Arco Norte, que ia da Lapa até a Penha passando pela zona norte de São Paulo.
Quem está nascendo hoje, se entrar na USP, certamente não vai ainda conseguir usufruir da L22 dentro do campus.
Não tem a menor chance da linha fazer esse trajeto.
Teria que escavar a região de um reator nuclear, uma usina de hidrogênio, equipamentos super sensíveis de ressonância magnética e coisas que eu nem imagino que possam existir.
A linha pode até ter uma estação na usp, mas ela vai ter que entrar pelo Bonfiglioli.
Infelizmente o Rio pequeno vai ser sacrificado nessa brincadeira.
Não tem como escavar um túnel na região da Poli, IF, IPT, Ipen, Marinha assim do nada.
Não vai rolar!