Veja onde podem ficar as novas estações da Linha 13-Jade em Guarulhos

Extensão da Linha 13-Jade contará com quatro novas estações (Jean Carlos)
Extensão da Linha 13-Jade contará com quatro novas estações (Jean Carlos)

A Linha 13-Jade é o primeiro ramal projetado, construído e operado pela CPTM. A linha, no entanto, é um tanto controversa, dada sua demanda incipiente, que beira os 15 mil passageiros por dia. Entretanto, o projeto de expansão para Guarulhos deverá mudar o cenário para o futuro.

A extensão da Linha 13-Jade no sentido leste já está no radar da companhia. Deverão ser construídas quatro novas estações distribuídas em 10 quilômetros de novas vias. Atualmente o anteprojeto de engenharia está em finalização.

O site teve acesso, mediante informações públicas de órgãos oficiais, à possível localização das novas estações a serem construídas no trecho. As regiões demarcadas não são definitivas e estão sujeitas a realocação conforme amadurecimento dos estudos técnicos.

Extensão da Linha 13-Jade para Guarulhos (Jean Carlos)
Extensão da Linha 13-Jade para Guarulhos (Jean Carlos)

Estação Jardim dos Eucaliptos

A estação Jardim dos Eucaliptos está localizada no bairro de Taboão em Guarulhos, próxima ao bairro Invernada. Os principais pontos de interesse são duas escolas municipais: a EE Jardim Santa Lídia e a EPG Rachel de Queiroz.

Estação Jardim dos Eucaliptos (Jean Carlos)
Estação Jardim dos Eucaliptos (Jean Carlos)

A localização estimada da estação está na quadra delimitada pelas ruas Lídia Galloni Mercúrio, rua Sebastião Antunes, rua João Paulo Piassentini e rua José Nilson Ferretti.

A presença de terrenos vazios na região são fatores de influência para a alocação da estação. Os estudos deverão  avaliar a posição definitiva para minimizar os impactos de implantação.

Estação São João

A estação São João está localizada no bairro de mesmo nome. Próximo à parada encontram-se equipamentos de transporte como o Terminal Urbano São João que poderá alimentar a estação com passageiros de regiões mais distantes.

Estação São João (Jean Carlos)
Estação São João (Jean Carlos)

A localização da estação foi demarcada pela Avenida Marcial Lourenço Seródio. Segundo o projeto funcional da extensão da Linha 13-Jade, datado de 2015, esta seria a primeira estação subterrânea do trecho devido à declividade acentuada da região.

A melhor alocação da estação indica que as quadras ao sul são as mais favoráveis, devido à proximidade com o terminal. A presença de terrenos vazios, como a Praça Marcial Lourenço Seródio, pode ser avaliada como opção.

Estação Jardim Presidente Dutra

A estação Jardim Presidente Dutra está localizada na divisa entre os bairros de Bonsucesso e Presidente Dutra. O principal equipamento na região é o CEU Jardim Presidente Dutra. Equipamentos industriais e logísticos estão presentes na região.

Estação Jardim Presidente Dutra (Jean Carlos)
Estação Jardim Presidente Dutra (Jean Carlos)

A estação deverá ser implantada na avenida Marginal do Rio Baquirivu. Na região não existem grandes edificações, o que poderia facilitar sua implantação nesta região.

Porém, a presença de uma comunidade, possivelmente irregular, poderia necessitar tratativas específicas como a realização de melhorias na condição de acesso ao local.

Estação Bonsucesso

A estação Bonsucesso está localizada no bairro de mesmo nome em Guarulhos e que também fica próximo ao bairro Água Chata. A região possui a presença de equipamentos industriais e logísticos, bem como áreas residenciais.

Estação Bonsucesso (Jean Carlos)
Estação Bonsucesso (Jean Carlos)

O principal terminal de ônibus da região, o Terminal Pimentas, está localizado a dois quilômetros da estação. O local proposto para implantação da Estação Bonsucesso é a avenida Francisco Xavier Correa.

No futuro a estação Bonsucesso deverá receber conexão com a Linha 14-Ônix. Esta nova linha, também em estudos pela CPTM, deverá realizar a ligação com outros bairros da região leste da cidade, como o bairro dos Pimentas, carente de transporte de massa.

Estudos e levantamentos

No ano de 2021, a CPTM realizou com sucesso o levantamento aerofotogramétrico da região, que consiste na coleta de dados aéreos dos locais por onde a Linha 13-Jade poderá passar.

Segundo artigo publicado por Fernando Boselli e Rodrigo Neres neste ano, por ocasião da 29º Semana de Tecnologia Metroferroviária, é possível notar que o traçado do levantamento aerofotogramétrico possui uma variante, indicando possíveis alternativas de traçado.

Esta alternativa, porém, parece não afetar diretamente a localização das estações. Somente a estação Jardim dos Eucaliptos aparenta estar localizada mais ao sul, próximo a uma avenida de grande movimento.

Traçado do levantamento aérea realizado para a expansão da Linha 13 (Fernando Boselli/Rodrigo Neres)
Traçado do levantamento aérea realizado para a expansão da Linha 13 (Fernando Boselli/Rodrigo Neres)

Demanda futura

Segundo informações reveladas por Alberto Epifani durante a palestra Inovação e expansão da rede de transportes públicos da STM, a demanda projetada para estas novas estações será de 159 mil passageiros por dia. Dados mais otimistas indicam potencial para que a Linha 13-Jade possa atingir os 300 mil passageiros por dia em toda sua extensão.

Construção e previsão

Não existe previsão para a implantação das novas estações da Linha 13-Jade em Guarulhos. O governo do estado, porém, trabalha com a possibilidade de realizar a construção mediante a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade para a iniciativa privada.

Neste caso, a construção seria delegada para uma nova concessionária. Estudos e modelagem estão em curso para definir como e quando tais investimentos serão concretizados. Apesar disso, os estudos e aprofundamento desta extensão estão a cargo da CPTM.

Previous Post

Após avançar 128 metros, tatuzão da Linha 2-Verde tem primeira pausa

Next Post
Linha 15-Prata de monotrilho (Jean Carlos)

Metrô de SP retoma licitação de terceirização de manutenção dos trens da Linha 15-Prata

Related Posts