Veja todos os detalhes da ampliação da Estação São Joaquim da Linha 1-Azul

Obras deverão se realizadas em oito fases distintas. Equipamentos de alta precisão monitoram a estação a todo o momento permitindo o avanço seguro das atividades
Estação São Joaquim está sendo expandida para encontro com a Linha 6-Laranja
Estação São Joaquim está sendo expandida para encontro com a Linha 6-Laranja

As obras de ampliação da Estação São Joaquim da Linha 1-Azul envolvem complexas técnicas de engenharia e planejamento. Durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, o Metrô trouxe novas informações sobre o empreendimento.

A antiga estação da Linha 1-Azul chegou a carregar 52 mil passageiros por dia. Com a chegada da Linha 6-Laranja essa demanda deverá crescer para 203 mil passageiros por dia, exigindo obras de ampliação para permitir a transferência de pelo menos 35 mil passageiros no pico.

A proposta do Metrô é de ampliar a área útil da estação para 9,6 mil m², dotar a estação de 15 escadas rolantes e seis novos elevadores.

Dentro das fases de obra, foi realizada a divisão em oito etapas distintas, sendo elas em ordem:

  1.  Implantação de Edifício Técnico e Galeria de Cabos (etapa atual)
  2. Ampliação do mezanino central e alargamento da plataforma da via 2, mezanino de integração L1-L6
  3. Alargamento da plataforma das via 2
  4. Alargamento da plataforma da via 2 e ampliação do acesso leste
  5. Ampliação do mezanino central e alargamento da plataforma da via 1
  6. Mezanino de integração L1-L6
  7. Acesso rua Pirapitingui
  8. Acesso Oeste de São Joaquim L1
Ordem de execução das obras (Jean Carlos)
Ordem de execução das obras (Jean Carlos)

Dentre as estruturas de maior destaque está o novo prédio técnico operacional que deverá alocar os equipamentos de grande porte da estação principalmente os relacionados a parte elétrica e operacional contando com salas de reuniões e vestiários.

A ampliação das plataformas ocorrerá com a estação em operação. O sistema viário existente será interditado para as obras de escavação. O local estará a até dois metros das edificações lindeiras. A contenção da terra será realizada por paredes diafragma.

Após a execução das escavações será realizado o isolamento parcial de parte das plataformas para a demolição de estruturas, o que possibilitará o acesso dos passageiros a nova área que terá ligação com o mezanino de transferências na parte sul da estação.

O procedimento será bastante semelhante àquele realizado na Estação Santa Cruz que também passou por processo de ampliação.

O mezanino será ampliado na direção sul, em direção à estação da Linha 6-Laranja. Essa ampliação estará entre os túneis de via existentes e o sistema viário.

Para permitir a realização das obras de forma segura o Metrô adotou uma “estação total robotizada”. Essa estrutura deverá realizar o levantamento topográfico da estação ao longo das obras para monitorar eventuais deslocamentos da estrutura durante a implantação da ampliação de São Joaquim.

Os desvios de tráfego serão bastante significativos ao longo da fase de obras dada a complexidade das ações. Apesar do transtorno para os motoristas, todas as ações foram tomadas junto à CET para minimizar os efeitos da supressão das faixas.

De forma geral, as obras de ampliação deverão aumentar consideravelmente a área útil da estação, não somente para proporcionar uma transferência confortável aos passageiros, mas para preparar a estação para uma nova fase, onde tornar-se-á um dos principais pontos de conexão da rede metroferroviária.

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