ViaMobilidade assina aditivo de R$ 1,1 bilhão para implantar sistema ETCS nas linhas 8 e 9
Novo sistema de controle de trens substituirá a tecnologia atualmente usada e que é menos eficiente e capaz

Já é esperado há meses, o primeiro aditivo da concessão das linhas 8 e 9, operada pela ViaMobilidade foi assinado pela empresa do grupo Motiva (ex-CCR).
A controladora da concessionária divulgou a informações em seu site de relacionamento com investidores nesta quinta-feira, 29.
O termo aditivo prevê a substituição do sistema de sinalização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda pela tecnologia European Train Control System, nível 2 (ETCS-N2).
Trata-se de um sistema de controle de trens de código aberto e considerado bastante versátil e capaz quanto o CBTC, usado nas linhas do Metrô.

Para viabilizar o investimento adicional, calculado em quase R$ 1,1 bilhão, o governo e a concessionária acertaram um reequílibrio de contas em virtude da ViaMobilidade ter acumulado várias multas durante a operação dos dois ramais.
Segundo a Motiva, o poder concedente (governo) abaterá do valor a ser repassado um total de R$ 179 milhões referentes à multas aplicadas até 26 de janeiro de 2024 e R$ 364,2 milhões resultantes da supressão de várias obrigações do contrato original.
Veja também: ViaMobilidade vai interligar operação das linhas 8 e 9
O saldo de R$ 590 milhões será pago em dinheiro ao longo de sete anos pela gestão pública. A empresa não revelou qual é o prazo para implantar o sistema ETCS nos dois ramais.

Viaduto ferroviário
O primeiro aditivo contratual também prevê que a ViaMobilidade realize estudos e projetos para implantar um novo viaduto ferroviário entre as estações Ceasa, da Linha 9-Esmeralda, e Imperatriz Leopoldina, da Linha 8-Diamante.
Essa estrutura permitirá que a Linha 9 possa realizar viagens até a estação Água Branca no futuro.
Os custos com os projetos serão ressarcidos pelo governo, mas a obra em si só será eventualmente aprovada em novo aditivo a ser assinado.
Notícia maravilhosa!!!
A VM fazendo em 3 anos o que a cptm não fez em 30!
A cptm tinha como prioridade trocar trens e revitalizar estações, a viamobilidade sobretudo está sendo paga pra fazer cada uma dessas obras, não tá saindo 100% do bolso deles não, diferente da CPTM q por ser pública e proprietária só podia ela mesma fazer, além do mais a CPTM tinha 7 linhas sob sua gerência, enquanto viamobilidade tem apenas 2, as mais fáceis da malha ferroviária
Quem administra a CPTM é o governo do Estado e toda verba para infraestrutura também, a CPTM não fez porque quem admistra não investe no caso o governador, falta verba para um empresa pública, mas sobra para fazer benesse para uma que tem sua operação duvidosa.
O governo estadual está investindo em melhorias em várias linhas da CPTM que futuramente seram vendidas.
O governo do estado investiu R$ 20 bilhões na CPTM em 30 anos. Faltou dinheiro aonde?
A CPTM administrou muito mal os recursos que recebeu, por isso seus projetos nunca foram concluídos.
Lá vem o cão arrependido e fábula dos 20 bilhões.
Cita pra gente os contratos e as pessoas envolvidas. Vamos lá. Aproveita esse espaço.
Você leu a notícia? Essa obra sera financiada grande parte pelo estado, e não pela via mobilidade em si.
Calma aí calabreso, não tem ninguém fazendo caridade aqui.
A VM simplesmente está permutando o obelisco de multas geradas que recebeu por maus serviços, pagando-as com “serviços comunitários” ao invés de dinheiro. É o mesmo espírito de quando o Seu Madruga pinta a vila para quitar o aluguel.
Eu ainda preferiria o GESP tivesse negociado uma recisão amigável da concessão. Mesmo que as falhas da VM não tenham sido dolosas, elas ainda são uma ferida aberta contra a popularidade do nosso futuro presidente Tarcísio de Freitas.
Mas é uma teta essas concessões….
Fazem um serviço péssimo, toma multa, e ao invés de pagar a multa, ainda ganha uma grana. É o poste mijando no cachorro.
É a farra com o dinheiro público
Pena que a oposição e o ministério público são omissos.
Serviço bom era o da CPTM que gastou centenas de milhões de euros no CBTC e abandou o sistema inacabado na Linha 8 sem motivo algum?
Só ver o que era os trens nos anos 90 e no que se transformou 30 anos depois.
Vc é um sujeito recalcado que tem raiva de empresa pública, mas não tem raiva dos diretores que tem cargos comissionados que hoje estão todos com cargos nas concessionárias ou em outros órgãos do governo.
Só de saber que o governo não irá abrir mão de R$ 543.2 milhões é uma grande notícia. Ainda terá o prazo de 7 anos para pagar e em teoria, não prejudicará financeiramente a empresa, que está atualmente no operando no vermelho.
Não que o governo tenha recuperar uma empresa privada mas é fundamental dar fôlego a ela para que preste um bom serviço a população, ainda mais uma empresa que tem muito a melhorar nesse quesito.
Deixa eu ver se entendi:
A empresa toma multa de mais 500 milhões, e o governo ao invés de cobrar dá 1,1 bilhões, desconta a multa e ainda dá um “troco” de meio bilhão prós caras e tá tudo lindo e maravilhoso?
Kkkk, brasileiro é um bicho que precisa ser estudado. Tem gente que se pegar a mulher na cama com o amante, põe a culpa na cama.
A CPTM recebeu recursos e não concluiu obras por pura incompetência.
A sua “solução” é esquecer o passado, investir mais na estatal e torcer para que ela não falhe desta vez?
E sua solução é gastar 10 vezes com a mesma fórmula da CPTM?
Engraçado que vc adora falar da CPTM mas não fala dos contratos. Fala aí da gocil, das empresas da família covas, da empresa do Ricardo Nunes e tantas outras que tem contratos com a CPTM e outros órgãos do governo. Aí a sua solução é um contrato ultra bilionário onde o estado corre até risco de calote, tendo que ter o. Governo federal como avalista?
Explica aí Ivo