ViaMobilidade assume operação das linhas 8 e 9 com supervisão da CPTM

Durante os meses de dezembro e janeiro, os funcionários da nova concessionária começarão a atuar na operação e manutenção, ainda sob orientação da companhia do estado até a entrega em definitivo
Funcionários da ViaMobilidade começam a atuar nas Linhas 8 e 9 (Jean Carlos)

A partir deste domingo (28) iniciou-se o último período de transição operacional entre a CPTM e a ViaMobilidade nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A concessionária, que foi vencedora do leilão com uma oferta recorde de quase R$ 1 bilhão, preparou seus empregados durante os últimos cinco meses para que neste momento pudessem ter condições de atuar na operação e manutenção dos trechos.

A partir de agora já será possível presenciar os funcionários da ViaMobilidade atuando tanto nas estações como nos trens que circulam pelas zonas oeste e sul. Segundo o contrato de concessão, foi necessário um período pré-operacional para que a CPTM repassasse o conhecimento necessário para que a nova operadora assumisse as linhas.

CPTM realocará parte de sua frota para outras linhas (Jean Carlos)

A primeira etapa da fase pré-operacional consistiu da formação dos chamados multiplicadores, geralmente funcionários de alta e média patente dentro da concessionária, que seriam responsáveis pela realização de treinamentos durante a segunda etapa da fase pré operacional.

Após dois meses de treinamentos dado aos multiplicadores, foi necessário mais três meses para que os demais funcionários recebessem conhecimentos teóricos e práticos sobre a operação e manutenção das linhas, 

Tudo isso permitiu que neste momento fosse possível colocar em prática toda a experiência adquirida ao longo destes cinco últimos meses. Segundo o contrato de concessão, a etapa de “Prática Operacional Supervisionada” contará com eventos importantes.

A operação e manutenção das linhas será realizada pela ViaMobilidade que deverá implantar seu modelo estratégico de operação e manutenção de forma gradativa. A CPTM deverá realizar o acompanhamento e supervisão de todas as atividades dos funcionários como forma de garantir a segurança operacional durante estes dois últimos meses.

Descrição da terceira etapa da fase pré-operacional (STM)

Concomitantemente, a CPTM realizará a desmobilização gradativa de sua estrutura operacional com a realocação de seus ativos e de todos os seus funcionários para as demais linhas da empresa.

A expectativa é de que a ViaMobilidade possa assumir plenamente as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda até o fim do mês de janeiro de 2022. A partir daí surgirá oficialmente uma nova operadora de trens metropolitanos em São Paulo depois de 25 anos de operação unificada da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Total
31
Shares
2 comments
  1. Boa tarde, Jean. Você saberia informar por qual local a ViaMobilidade esta contratando o pessoal para supervisão das linhas 8 e 9 da CPTM?

Comments are closed.

Previous Post

Presença da marca Assaí na estação Carrão começa tímida

Next Post

Prejuízo no Metrô de SP chega a R$ 800 milhões em 2021

Related Posts