ViaMobilidade investiu R$ 612 milhões na modernização das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda entre abril e junho

Relatório para o segundo trimestre de 2023 apontou também o aumento na demanda e na receita de algumas linhas privadas
Série 8900 (Jean Carlos)
Série 8900 (Jean Carlos)

No começo do mês de agosto do Grupo CCR, principal controlador das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda do sistema metroferroviário, divulgou seu balanço de resultados do segundo trimestre de 2023.

Dentre os vários destaques expostos no documento estão os detalhamentos dos investimentos realizados em cada uma das concessões operadas pelo conglomerado empresarial.

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Nas linhas 8 e 9 foram investidos R$ 612,1 milhões e desde o começo do ano já foram despendidos R$ 1,3 bilhão em melhorias nos trens metropolitanos.

Na operação da Linha 4-Amarela foram realizados investimentos mais modestos, de cerca de 11,7 milhões, enquanto na Linha 5-Lilás esse valor chegou a R$ 12,6 milhões durante o segundo trimestre de 2023.

Investimento realizado no segundo trimestre de 2023 (CCR)
Investimento realizado no segundo trimestre de 2023 (CCR)

No que se refere à rentabilidade das concessões, a ViaQuatro teve o melhor desempenho entre as operadoras, apresentando 18,2% de aumento na receita comparada ao período anterior. Foram R$ 206,1 milhões de receita.

A Linha 5-Lilás também obteve resultado positivo em 12,4%, com arrecadação total de 137,8 milhões no segundo trimestre de 2023. Já nas linhas 8 e 9, a situação é a inversa, com queda na arrecadação de 2%, obtendo receita de R$ 215,1 milhões.

Receita no segundo trimestre de 2023 (CCR)
Receita no segundo trimestre de 2023 (CCR)

No detalhamento dos resultados nota-se que a receita das empresas é composta de receita tarifária, receita de mitigação e receita acessória. A receita tarifária é oriunda do pagamento de passagem enquanto a receita de mitigação é paga pelo governo a título de reequilíbrio econômico financeiro previsto em contrato.

Um ponto bastante peculiar é a queda nas receitas acessórias para o segundo trimestre, tendo em vista que a situação atual é de retomada econômica, este valor deveria subir.

Detalhamento da receita no segundo trimestre de 2023 (CCR)
Detalhamento da receita no segundo trimestre de 2023 (CCR)

Quanto à quantidade de passageiros transportados neste segundo trimestre, todas as concessionárias tiveram aumentos no número de passageiros. A Linha 4-Amarela teve aumento de 14,6% do número de passageiros comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 48,2 milhões de passageiros transportados.

As linhas 8 e 9 tiveram aumento de 10% na demanda, com 57,8 milhões de passageiros transportados. A Linha 5-Lilás obteve o resultado mais modesto, com aumento de 5%, representando 38,1 milhões de passageiros transportados.

As tarifas médias por passageiro transportado tiveram aumento nesse período. Considera-se tarifa média a razão entre o número de passageiros transportados e a receita tarifária.

Passageiros transportados no segundo trimestre de 2023 (CCR)
Passageiros transportados no segundo trimestre de 2023 (CCR)

Na Linha 4-Amarela a receita média aumentou em 6,8% atingindo o valor de R$ 3,60. Foram registrados aumentos de 9,1% na Linha 5-Lilás e  de 9,0% nas linhas 8 e 9. O valor da tarifa média para estas linhas é de R$ 2,50 e R$ 3,60, respectivamente.

Por fim, o relatório apresenta informações de investimentos futuros a serem realizados nas concessões. Os valores aportados são na maioria das vezes delegados mediante cláusulas contratuais.

Deverão ser realizados investimentos de R$ 2,4 bilhões nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A concessão dos dois ramais é a que mais exigiu melhorias dentre as três concessionárias.

A ViaMobilidade Linha 5 e 17 deverá receber investimento de R$ 214,9 milhões e a ViaQuatro terá R$ 7,1 milhões de investimentos remanescentes até o final da PPP.

Investimentos remanescentes nas linhas (CCR)
Investimentos remanescentes nas linhas (CCR)

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18 comments
  1. É muita falta de vergonha, ou pura irresponsabilidade esse tipo de informação, investiu em modernização onde?
    O serviço só piorou, inclusive quando era CPTM as estações operavam até o último trem passar, agora encerram as 00:00 mesmo que ainda tenha trens saindo da Barra Funda e Itapevi neste horário.

    1. Esse tipo de operação só era feito por relaxo da CPTM, pois as estações ficavam largadas nesse horário.
      O correto sempre foi fechar o embarque das estações as 00h00 (e isso está no Regulamento de Viagem da CPTM desde sua primeira versão em 1996), permitindo apenas o desembarque de passageiros após esse horário

  2. tá, mais cadê as melhorias?
    cada dia que passa está mais lastimável a prestação de serviços e sem contar o abuso por conta dos funcionários que se dizem ser seguranças.

  3. Por que desculpa do atraso ?
    Não teve atraso nas obras da linha 4?
    O governo indenizou a CCR sem estar previsto no contrato ?
    Por favor se informe antes de escrever pra não passar vergonha

    1. é assim… isso se não for “maqueada” a planilha. Independente do quanto ela “parecer” investir… com toda a certeza nunca será o suficiente, pois a privatiza”cao” é sempre precária e isso não reduziu o super loteamento, devido as regiões de Vila Olímpia, Berrini e Morumbi serem as mais cotadas por um bando de empresário que sucateia o proletariado. Primeiro nós construimos a megalópole e depois pensamos em INFRAestrutura…

    2. está no contrato. mas não deixa de ser vergonhoso. porque o estado pagou multas bilionárias, e quem é o responsável por isso? essa pessoa deveria ser presa.

  4. Eu pego todos os dias as duas linhas não vi nenhum investimento neste porte. Mas como dizia meu prof. papel aceita tudo

    1. Se pegasse algum dia, veria os investimentos.

      Mas como a moda é falar mal da concessão, alguns teimam em não enxergar a realidade.

      1. se vc pegasse algum dia, veria os intervalos maiores, trens sujos, ambulantes aos montes, ar condicionado desligado e trem com solavanco porque não torneia as rodas.

        mas vc é um contumaz defensor da concessão. deve ter seus motivos para defender o indefensável.

  5. Marcelo, vc tá dizendo que o Jean e o restante do pessoal aqui desse portal de notícias foram comprados pela CCR com dinheiro público? é isso mesmo?
    vc sabe que o ônus da prova é de quem acusa, né?
    sabe também que o site consegue te identificar e que vc não está sob anonimato, né?

    não faço parte do site, mas é uma acusação irresponsável

  6. utilizo as duas linhas e é um caos em horário de pico, principalmente a linha 8 diamante que viajamos como em uma lata de sardinha, um total desconforto para o usuário. gostaria que esses responsáveis pelo investimento fizesse uma viagem no trem no horário de pico para saber onde investir pq não estamos vendo melhoria nenhum.

  7. E continua a mesma porcaria,acabando de sair do trem,pessoas passando mal de calor, extremamente quente dentro dos vagões,já a noite mesmo com frio de 14graus o trem vem com o ar extremamente gelado, temos que se agasalhar bem na volta da faculdade,isso e ridículo colocar investimento,aonde estão então essa melhoria ,de manhã o trem se arrasta pura lentidão ,era melhor nem postar nada

  8. isso não me parece investimento isso me parece custo de operação, qualquer leigo que usa o transporte sabe o quanto o serviço é ruim.

  9. O Sistema melhorou?

    diz isto pra quem ontem pegou a L9 as 18h sentido Osasco, onde o trem estava operando por apenas uma via devido a rompimento de cabo elétrico!
    E ainda tem gente que bate palma pra esse povo, não é possivel….

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