Vídeo: estação Jacu Pêssego da Linha 15-Prata tem canteiro movimentado

Trabalhos iniciais na estação Jacu Pêssego (iTechdrones)
Trabalhos iniciais na estação Jacu Pêssego (iTechdrones)

A Linha 15-Prata do monotrilho está em plena fase de expansão. O Metrô de São Paulo trabalha na extensão à leste da estação Jardim Colonial incorporando duas novas estações: Boa Esperança e Jacu Pêssego.

Imagens aéreas registradas pelo canal iTechdrones nos últimos dias mostram a evolução das obras do trecho entre a futura estação Jacu Pêssego e o novo pátio Ragueb Chohfi.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

No trecho onde há o cruzamento entre a Avenida Ragueb Chohfi e a Avenida Jacu Pêssego já é possível observar a presença de pilares, alguns deles perto de sua conclusão. Os pilares são as estruturas de sustentação que posteriormente receberão as vigas por onde o monotrilho se movimenta.

Pilares no cruzamento da Ragueb Chohfi e Jacu Pêssego (iTechdrones)
Pilares no cruzamento da Ragueb Chohfi e Jacu Pessego (iTechdrones)

A estação Jacu Pêssego ainda está em fase inicial de obras. A princípio é possível notar movimentação de solo na região onde ficará prédio principal da estação. Também estão alocadas ferragens e um maquinário bastante semelhante a um bate-estacas.

Obras da estação Jacu Pêssego (iTechdrones)
Obras da estação Jacu Pêssego (iTechdrones)

Ao lado temos o terreno de um dos acessos que está recebendo o nivelamento do solo para se atingir os níveis adequados para a obra.  Enquanto isso, no terreno onde será construído o acesso oposto estão alocadas edificações que compõe o setor de administração e gestão da obra.

Seguindo adiante é possível ver uma grande quantidade de pilares em estágios distintos de construção. Uma boa parte deles já atingiu pelo menos a metade da altura necessária. Outros já estão prosseguindo rumo a finalização onde assumirão o formato de “Y”.

Pilares sendo concretados (iTechdrones)
Pilares sendo concretados (iTechdrones)

Nas proximidades do pátio Ragueb Chohfi estão sendo construídos novos track switches, que são os equipamentos responsáveis pela mudança de via do monotrilho, e possibilitarão manobras para que os trens adentrem ao novo pátio.

Futuro pátio Ragueb Chohfi (iTechdrones)
Futuro pátio Ragueb Chohfi (iTechdrones)

O local onde será construído o futuro pátio de manutenção e estacionamento de trens Ragueb Chohfi é ocupado por uma área industrial. Por enquanto não foram feitas alterações significativas na região, o que indica que as obras deverão ocorrer em um momento posterior.

Apesar do bom avanço, a extensão da Linha 15-Prata pode sofrer algum atraso já que o Metrô ainda não escolheu uma empresa para readequar parte do viário da Aveinda Ragueb Chohfi. A licitação chegou a ser lançada, mas apenas um consórcio apresentou proposta, considerada 33% mais alta que o orçamento da empresa.

Com isso, a empresa foi desclassifada, obrigando o Metrô a lançar outra vez o edital.

YouTube video

Previous Post

Metrô rescinde contrato de obras da Linha 17 com Consórcio Monotrilho Ouro

Next Post

Tatuzão Sul da Linha 6-Laranja está próximo de chegar à estação SESC-Pompeia

Related Posts