VÍDEO: Veja como será a Estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa

Projeção divulgada pela CPTM mostra estação com quatro plataformas e integração com a Linha 15-Prata do Metrô. Ainda não há previsão de implantação da futura parada da Linha 10-Turquesa
Nova Estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa (Jean Carlos)
Nova Estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa (Jean Carlos)

A CPTM apresentou na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária o projeto da Estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa. A estação deverá ser completamente reconstruída.

As imagens obtidas pelo site mostram uma estação muito mais robusta. A nova parada deverá sair de duas plataformas laterais para quatro áreas de embarque.

Serão duas novas plataformas ilhadas com quatro vias. O espaço disponível poderá servir para atender ao serviço parador com folga. Existe a possibilidade de, inclusive, estender o serviço Expresso ABC para esta estação.

A nova Estação Ipiranga deverá ter um acesso próprio dotado de escadas fixas, rolantes e elevador para acessibilidade. Entre o acesso e a estação está localizada uma grande área onde estarão as vias da MRS Logística, incluídas dentro do projeto Segregação Sudeste

Ipiranga terá integração gratuita com a Estação Ipiranga do monotrilho da Linha 15-Prata. Um dos acessos deverá ser compartilhado possibilitando o acesso de ambos os lados.

A nova parada estará adaptada para atender a futura demanda dos passageiros vindos da Linha 15-Prata e, eventualmente, da Linha 5-Lilás caso o governo opte por realizar esta expansão no futuro.

Neste momento a Estação Ipiranga segue em fase de projeto. A proposta do atual governo é realizar a delegação desta obra para a futura concessionária das Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix por meio de um pacote de investimentos.

Total
0
Shares
12 comments
  1. Gostaria que gastassem esse dinheiro de propaganda, simpósios ou reuniões na construção real da estação Ipiranga. há muita obra a ser feita!

  2. era pra essa estação estar sendo construída pra ontem! incrível e morosidade do governo, já não basta a estação água branca q vai ser inaugurada com uma integração porca e sem a linha 8

    1. O detalhe é que a linha vai ser concedida junto com a obrigação de construção da linha 14-onix, então vai ficar a cargo da futura operadora da linha 10-turquesa, quanto a estação Agua branca, assim que a nova concessionaria TIC Trens assumir a operação da linha 7-rubi, vai caber a ela e a Viamobilidade um acordo de reconstrução das estações sendo as mesmas integradas.

  3. Um belo projeto, espero que se for construída antes da concessão da linha 10-Turquesa, que seja construída o mais rápido possível, não podemos mais ver o fisco que foi a construção das estações Mendes-Vila Natal e Varginha, que demoraram mais de 10 anos para a construção de ambas, e se for acrescentada na concessão da linha 10-Turquesa coma futura linha 14-Onix, que seja uma obrigação de construção da estação dentro do edital de concessão.

  4. Esse projeto é muito interessante e seria melhor ainda se ao invés de construírem Parque da Mooca, concentrarem um grande hub em Ipiranga reunindo as linhas 5, 10, 13, 15 e 16.

  5. Muito bacana o projeto. Melhor seria se já estivesse em construção junto a estação da Linha 15 Prata e inaugurassem juntas. Teria um caráter semelhante ao de Tamanduateí. O problema é depender dessas concessões que além de demoradas são muito mal modeladas do ponto de vista da rede e da demanda dos passageiros.

Comments are closed.

Previous Post
Estação União de Vila Nova será incluída na concessão das Linhas 11, 12 e 13 (Jean Carlos)

Após consulta pública, governo inclui Estação União de Vila Nova na concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM

Next Post
Projeto das estações da Linha 19-Celeste (Jean Carlos)

Estações e estruturas da Linha 19-Celeste têm amplo uso de modelos digitais

Related Posts