30 anos sem Ayrton Senna: Trem da CPTM comemora legado do piloto tricampeão mundial

Site esteve presente na primeira viagem do trem que teve cada carro personalizado por um artista diferente. A composição deverá operar no Expresso Aeroporto e Linha 13-Jade
Trem especial: 30 Anos do legado de Ayrton Senna (Jean Carlos)
Trem especial: 30 Anos do legado de Ayrton Senna (Jean Carlos)

Composições ferroviárias costumam transportar milhares de pessoas por viagem todos os dias. Em muitas vezes elas são personalizadas para fins comerciais, ou para alguma causa importante. Desta vez, a CPTM, em parceria com a Senna Brands, resolveu realizar uma homenagem diferenciada ao tricampeão mundial da Fórmula 1, Ayrton Senna.

Ao contrário de uma simples adesivagem, que pode muito bem carregar seu valor, a proposta foi muito diferente de uma personalização padrão. Foram convidados oito artistas urbanos para expor por meio de pinturas retratos da carreira do piloto.

Artistas responsáveis pelas obras (Jean Carlos)
Artistas responsáveis pelas obras (Jean Carlos)

Uma composição da Série 2500 foi selecionada para receber a homenagem. O trem opera na Linha 13-Jade e também no Expresso Aeroporto, um dos serviços mais eficientes e rápidos da empresa.

O site teve a oportunidade de conferir de perto a composição e mostra cada um dos carros pintados.

Composição do Expresso Aeroporto caracterizada (Jean Carlos)
Composição do Expresso Aeroporto caracterizada (Jean Carlos)

“O Início de um Campeão”, por Apolo Torres

O primeiro carro da composição mostra o início da carreira de Senna ainda como piloto de kart. A progressão da pintura mostra o piloto ainda jovem crescendo ao longo da carreira atingindo a fase adulta ao final da pintura.

A parte da máscara do trem mostra o icônico capacete do atleta com as cores da bandeira nacional.

“A Veloz Ascensão”, por Bruno Mota

O segundo carro mostra o período de Senna entre a década de 70 e 80. As primeiras imagens mostram o piloto ainda no kart e avançando para a Formula Ford e F3.

Ao centro do trem surgem imagens de Senna idealizando sua carreira como piloto na liga mais disputada mundialmente.

“Estrela na Fórmula 1”, por Snek

O terceiro carro mostra o início da carreira de Ayrton Senna na Fórmula 1. A arte mostra imagens icônicas do piloto. À direita as cores do Brasil mescladas com o formato do estado de São Paulo e uma grafia com o título “Herói” aparecem.

A partir da parte central surge o carro da Toleman, na qual o piloto estreou com bandeiras quadriculadas características das corridas de automobilismo.

“King of the Rain”, por Filite

O quarto carro mostra Ayrton Senna em sua primeira vitória da Fórmula 1 no autódromo de Estoril em Portugal.

A imagem retrata Senna comemorando a vitória após uma corrida difícil na chuva. A pintura com cores predominantemente neutras se mesclam com um olhar vivo e as luvas vermelhas dando destaque a emoção do piloto.

“O Tricampeão”, por Acme

O quinto carro retrata as vitórias nos campeonatos mundiais de 1988, 1990 e 1991. A pintura, com o fundo da bandeira do Brasil, mostra na parte esquerda o capacete do piloto.

Indo para a direita do carro, surgem três imagens do piloto com troféus e pessoas ao fundo da imagem comemorando alegremente.

“Senna na Cena”, por Xandinho

O sexto carro tem como destaque o piloto já consagrado como um velocista mundialmente conhecido. A arte possui diversos elementos dispostos simetricamente ao longo do trem.

Nas laterais, faixas representam um rolo de filme seguido pelo capacete do piloto. Ao longo da pintura carros de corrida, helicópteros e câmeras registram Senna, representando seu impacto e importância na mídia.

Momentos Memoráveis”, por Tito Ferrara

O sétimo carro mostra momentos diversos da carreira de Senna que ficaram marcados na memória. Desde as dificuldades em pistas e circuitos desafiadores até as vitórias onde o piloto exibia uma bandeira do Brasil ao vencer as corridas.

“O Legado Imortal”, por Jamaira Pacheco

A arte que compõe o oitavo e último carro mostra desenhos de pássaros no que parece ser um desenho feito por crianças. Na parte central Senna está ao lado de crianças, demonstrando sua preocupação com a educação dos mais jovens.

Pouco antes de chegar à máscara do trem, surge o capacete do piloto em tons mais rosas cercados por estrelas. A tonalidade mais subjetiva reflete o pensamento do “além” mostrando que o piloto deixou um legado para além de sua vida na terra.

O trem seguirá operando ao longo dos meses nos serviços parador e expresso da Linha 13-Jade. A pintura representada em cada um dos carros pode ser visualizada em ambos os lados da composição.

Total
0
Shares
Previous Post
Obras da Estação Ambuitá (Erik Oliveira)

Plataformas da Estação Ambuitá começam a ser construídas

Next Post
Portas de plataforma na estação Patriarca da Linha 3-Vermelha (Jean Carlos)

Ação da Controladoria e Polícia Civil combate fraudes no seguro do Metrô

Related Posts