Metrô de Salvador chega aos 20 km de extensão

Com abertura de mais quatro estações da Linha 2, sistema pretende dobrar demanda de passageiros que hoje é de apenas 92 mil pessoas por dia
Metrô de Salvador: sistema cresce rápido, mas ainda é pouco aproveitado (Governo da Bahia)
Metrô de Salvador: sistema cresce rápido, mas ainda é pouco aproveitado (Governo da Bahia)

Em extensão, o Metrô de Salvador ainda é pouco significativo, mas o rápido crescimento de suas duas linhas em breve deve transformá-lo no terceiro maior sistema do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta semana, ele se atingiu a marca de 20 km de extensão, após a inauguração de mais quatro estações da Linha 2, que adicionaram 8,3 km aos 12,2 km existentes.

E a Linha 2 deverá crescer ainda mais nos próximos meses à medida que novas estações serão entregues, culminado com a chegada na cidade vizinha de Lauro Freitas, onde haverá a estação Aeroporto. Fruto de uma Parceria Público-Privada, o metrô soteropolitano passou por uma reviravolta: de projeto mais atrasado do país hoje é o que mais avança no Brasil.

Mas, assim como a Linha 4 carioca, também o Metrô de Salvador passa por um problema curioso, a baixa atratividade. Aberto em 2014, o sistema hoje transporta apenas 92 mil pessoas por dia. Com a abertura das estações Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu a CCR Bahia, concessionária que constrói e opera o metrô, pretende dobrar esse número chegando a 180 mil passageiros/dia nas duas linhas.

Ainda assim é pouco para uma região metropolitana com quase 4 milhões de habitantes. A expectativa é que a expansão da integração com o sistema de ônibus permita que mais pessoas possam usar o sistema que hoje ainda pratica um intervalo entre trens bastante alto – 4 minutos e 40 segundos na Linha 1 e 5 minutos na Linha 2.

Total
0
Shares
Previous Post

Linha 5-Lilás passa a contar com novos trens em todos os dias da semana

Next Post

CPTM completa 25 anos com vários desafios pela frente

Related Posts

Mesmo diante de crise, setor metroferroviário recupera passageiros e mantem investimentos de expansão

Balanço realizado pela ANPTrilhos indica que houve aumento do número de passageiros transportados. Apesar da crise, ainda houveram novas estações entregues e investimentos sendo realizados na ampliação da rede.
Leia mais