
A imagem acima, feita há alguns meses, seria de causa esperança nos moradores de bairros como Caxingui, Vila Progredior e Jardim Trussardi, mas não passa de uma quase ilusão. Trata-se da futura Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4 Amarela, na esquina das avenidas Francisco Morato e Jorge João Saad.
Como a imagem revela, a estação já possui plataforma e até o mezanino metálico, mas está longe de ser concluída. Isso porque o consórcio que havia assumido a obra desistiu no primeiro semestre em meio a acusações trocadas com o Metrô. A Isolux, então, se comprometeu a concluir as estações Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie e parte de um terminal rodoviário ao lado da futura Estação Vila Sônia, essa também abandonada sem ter sido iniciada pela construtora portuguesa.
Em março, o Governo do Estado de São Paulo se apressou em garantir que até junho haveria uma nova licitação para São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, mas até agora nada foi publicado e as duas paradas continua sem prazo algum onze anos após o início das obras da linha.
O caso da estação da foto é incômodo porque, a priori, não há tanta coisa faltando. A Isolux chegou a escavar o poço onde ficará a parte principal da estação, mas ficou nisso. Se fosse inaugurada como previsto, a estação, por onde passam hoje os trens da linha 4 vindos do pátio e sem nenhum passageiro, faria o Metrô paulistano ganhar mais 2,5 km de extensão, chegando a 80 km no total atualmente.
Por enquanto, a futura parada é apenas uma ‘estação fantasma’, onde vagam apenas trens vazios e plataformas sem vida.
