Linha 4

A ‘estação fantasma’ São Paulo-Morumbi da linha 4 Amarela

Parada já possui plataformas e mezanino, mas data de inauguração permanece incerta sem nova licitação
Projeção da futura Estação São Paulo-Morumbi
Projeção da futura Estação São Paulo-Morumbi
Plataforma da estação São Paulo-Morumbi em foto publicada no Instagram
Plataforma da estação São Paulo-Morumbi em foto publicada no Instagram

A imagem acima, feita há alguns meses, seria de causa esperança nos moradores de bairros como Caxingui,  Vila Progredior e Jardim Trussardi, mas não passa de uma quase ilusão. Trata-se da futura Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4 Amarela, na esquina das avenidas Francisco Morato e Jorge João Saad.

Como a imagem revela, a estação já possui plataforma e até o mezanino metálico, mas está longe de ser concluída. Isso porque o consórcio que havia assumido a obra desistiu no primeiro semestre em meio a acusações trocadas com o Metrô. A Isolux, então, se comprometeu a concluir as estações Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie e parte de um terminal rodoviário ao lado da futura Estação Vila Sônia, essa também abandonada sem ter sido iniciada pela construtora portuguesa.

Em março, o Governo do Estado de São Paulo se apressou em garantir que até junho haveria uma nova licitação para São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, mas até agora nada foi publicado e as duas paradas continua sem prazo algum onze anos após o início das obras da linha.

O caso da estação da foto é incômodo porque, a priori, não há tanta coisa faltando. A Isolux chegou a escavar o poço onde ficará a parte principal da estação, mas ficou nisso. Se fosse inaugurada como previsto, a estação, por onde passam hoje os trens da linha 4 vindos do pátio e sem nenhum passageiro, faria o Metrô paulistano ganhar mais 2,5 km de extensão, chegando a 80 km no total atualmente.

Por enquanto, a futura parada é apenas uma ‘estação fantasma’, onde vagam apenas trens vazios e plataformas sem vida.

Projeção da futura Estação São Paulo-Morumbi
Projeção da futura Estação São Paulo-Morumbi

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Um comentário

Click here to post a comment
  • Isto é uma coisa ridicula , ha tantos anos de trabalho e onde foi parar o dinheiro para a conclusão do metro Morumbi !!!!!!!!!!!!!!!
    VOCES GOVERNANTES E LIDERES POLITICOS , o que estão fazendo
    para que as obras do metro tenham sentido em saber como está o
    planejamento . Onde está o orgão fiscalizador para dar sentido serio a esta obra !!!!!
    Parece que tudo isto é uma piada , onde está o comprometimento
    parece que tudo neste país é somente empurrando com a barriga

    PIADAS E MAIS PIADAS.

Airway