Acciona concluiu escavação do túnel de serviço da Linha 6 por baixo do Rio Tietê

Escavado no método NATM, túnel fica paralelo ao trecho onde o tatuzão está em atividade e servirá como estacionamento de trens de estratégia do ramal de metrô
O tatuzão avançando à esquerda e o túnel de serviço já aberto (Reprodução/Redes sociais)

A Acciona concluiu a escavação do túnel de serviço localizado entre os poços Aquinos e Tietê na semana passada, pelo que apurou o site. O trecho passa por baixo do Rio Tietê e servirá no futuro como estacionamento de trens de estratégia da Linha 6-Laranja a partir de 2025, quando o ramal for inaugurado.

Nos últimos dias, a imagem acima circulou nas redes sociais mostrando o túnel finalizado à direita da tuneladora sul, que entrou em atividade em 16 de dezembro passado.

Ao contrário do ‘tatuzão’, que faz um trabalho mecanizado e veloz, com direito a instalação do aneis de concreto após sua passagem, o túnel de serviço foi escavado pelo método NATM, ou túnel mineiro.

Nesse tipo de trabalho, a escavação é ‘manual’ e feita por meio de cavidades e jateamento de concreto das paredes. Trata-se de uma forma mais barata e eficiente para trechos curtos ou de difícil acesso, mas mais demorada também.

A Acciona havia iniciado a escavação a partir do SE Aquinos, no ano passado. Já o tatuzão partiu no lado oposto do rio, em direção à estação São Joaquim.

A imagem, cuja data é desconhecida, também mostra que o shield continua avançando num bom ritmo para o primeiro mês de funcionamento. Ele deve atingir o SE Aquinos no mês que vem se mantiver a atual tocada – os dois poços estão separados por cerca de 250 metros.

A construtora espanhola revelou nesta quarta-feira (12) que já conta com mais de 5 mil funcionários nas obras da Linha 6, entre diretos e indiretos. O empreendimento possui 19 frentes de trabalho no momento.

Os túneis por baixo do Tietê
Total
31
Shares
1 comment

Comments are closed.

Previous Post

CPTM abre licitação para construir terminal de ônibus da estação Varginha

Next Post

Metrô solicita licença ambiental para extensão da Linha 15 até Jacu Pêssego

Related Posts