O People Mover do Aeroporto de Guarulhos, transporte sobre trilhos que ligará o maior aeroporto do Brasil com a Linha 13-Jade da CPTM, atrasou.
Segundo a ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, o sistema Aeromovel deve iniciar operação apenas em fevereiro de 2025 – a previsão foi informada ao jornal O Estado de São Paulo.
O atraso motivou a autoridade de aviação a abrir um processo administrativo que pode resultar em multas para a GRU Airport, concessionária do aeroporto e que é responsável por gerenciar o projeto.
A construção e operação do sistema foi contratada junto ao consórcio AeroGRU.

Embora não exista uma data oficial para que o serviço seja inaugurado, havia um entendimento que isso ocorreria neste mês.
O CEO da Aerom, empresa que desenvolveu a tecnologia de propulsão pneumática, Marcus Coester, previa concluir as obras em outubro.
Nos últimos meses, os trens do Aeromovel têm realizado testes por toda a extensão da linha, que tem 2,7 km e quatro estações, porém, até hoje não foi presenciado alguma simulação de operação.

Quando estiver em serviço, o People Mover irá operar com duas composições, cada uma em um sentido, percorrendo o trecho todo em 6 minutos.
O sistema vai substituir os ônibus gratuitos oferecidos pela GRU Airport, mas que têm intervalos mais altos e viagens demoradas, além de serem afetados pelo trânsito da região.