O People Mover do Aeroporto de Guarulhos, transporte sobre trilhos que ligará o maior aeroporto do Brasil com a Linha 13-Jade da CPTM, atrasou.
Segundo a ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil, o sistema Aeromovel deve iniciar operação apenas em fevereiro de 2025 – a previsão foi informada ao jornal O Estado de São Paulo.
O atraso motivou a autoridade de aviação a abrir um processo administrativo que pode resultar em multas para a GRU Airport, concessionária do aeroporto e que é responsável por gerenciar o projeto.
A construção e operação do sistema foi contratada junto ao consórcio AeroGRU.
Embora não exista uma data oficial para que o serviço seja inaugurado, havia um entendimento que isso ocorreria neste mês.
O CEO da Aerom, empresa que desenvolveu a tecnologia de propulsão pneumática, Marcus Coester, previa concluir as obras em outubro.
Nos últimos meses, os trens do Aeromovel têm realizado testes por toda a extensão da linha, que tem 2,7 km e quatro estações, porém, até hoje não foi presenciado alguma simulação de operação.
Quando estiver em serviço, o People Mover irá operar com duas composições, cada uma em um sentido, percorrendo o trecho todo em 6 minutos.
O sistema vai substituir os ônibus gratuitos oferecidos pela GRU Airport, mas que têm intervalos mais altos e viagens demoradas, além de serem afetados pelo trânsito da região.
Bom dia, Ricardo. No sexto parágrafo, na frase “o que aparentemente ocorreu”, faltou o “não” ali.
Ótima matéria! Abraços.
Oi Bruno, obrigado por avisar! Abraços!
Bateu o desespero.
Quem é do ramo já sabia que ia acontecer.
O sistema não respira As normas de segurança para circulação de trens e o fabricante não leu o v
Contrato que assinou e achou que ia levar no grito
Conta mais, Sérgio!
As estações serão abertas mesmo acima das portas de plataforma? Ou falta fechar aquela parte? Dá uma impressão de que pode chover lá dentro, numa ventania. Enfim…
Mais um elefante branco.
Necessário eletricidade (fonte de hidrocarboneto ou hidraulica??) para alimentar compressores de ar para movimentar as (poucas) unidades = eficiência muito baixa.
Engraçado, o governador apareceu pra dizer que ia inaugurar em agosto, agora que atrasou, nem é mencionado. Também não apareceu o defensor das empresas privadas pra dizer que a culpa é da CPTM, rs
Esse é o primeiro Aeromóvel do mundo implantado em um aeroporto desse porte. Por isso as chances de falhas e problemas são maiores e o tempo de testes será muito maior que o de um People Mover convencional. No entanto, a escolha do Aeromóvel não se justifica, dado o fracasso do Aeromóvel do Aeroporto de Porto Alegre (que passa mais tempo quebrado do que funcionando).
Enquanto isso quem mais se ferra são os trabalhadores que usam os ônibus superlotados e em péssimas condições diariamente.