Aeromovel segue em testes, mas em baixa velocidade

Um dos veículos do People Move circulou entre a estação da CPTM e o Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos no domingo
Aeromovel de Guarulhos
Aeromovel de Guarulhos (rebU)

Iniciado há quase três anos, o People Mover do Aeroporto de Guarulhos está perto de ser inaugurado. As obras civis foram concluídas no final de 2024 e há meses o consórcio AeroGRU tem realizado testes dinâmicos com os veículos Aeromovel.

A Aerom, fabricante do sistema de propulsão pneumática, previu ao jornal Folha de São Paulo que a solução de transporte sobre trilhos terá uma fase de “pré-operação” ainda neste mês.

O site recebeu informações coletadas no último domingo, 12, quando um dos três veículos, o de cor verde, estava realizando viagens entre as estações da CPTM e do Terminal 2 do aeroporto.

Testes ocorreram no domingo, 12
Testes ocorreram no domingo, 12 (rebU)

Os deslocamentos, como foram flagrados em vídeo, ainda ocorrem em baixa velocidade e com interrupções para verificações pela equipe do consórcio.

Um fato notado no dia foi a ausência de comando manual do trem, sugerindo que a operação tenha sido feita com o sistema de controle implantado.

Segundo relato, a composição de dois carros se deslocou com baixo ruído, ao contrário dos primeiros testes.

Ainda sem testes com dois trens

Não foi desta vez, no entanto, que a AeroGRU operou dois veículos de forma simultânea. Os outros dois trens ficaram estacionados na área de manutenção, próxima à Linha 13-Jade.

Ainda não está claro como será o início da operação com passageiros. Em ocasião anterior, o CEO da Aerom, Marcus Coester, comentou que haveria uma operação assistida em um trecho menor. Aos poucos, o sistema passaria a funcionar em um trecho maior e durante um horário mais expandido.

É a hipótese mais provável já que um sistema desse tipo precisa de muitas horas em atividade para ganhar confiabilidade.

Por enquanto, resta aos passageiros do aeroporto torcer para que o pesadelo dos ônibus acabe logo.

Total
0
Shares
7 comments
    1. Isso mesmo!
      Temos que levar em conta que a Aerom tem pouca experiência com a atividade ferroviária.
      O seu pessoal está sendo cauteloso, ainda mais para evitar os erros do passado.
      Eles estão se esforçando para fazer tudo certo.

  1. Escolheram a tecnologia errada.
    Não funciona bem nem em POA.
    Ineficiente do ponto de vista energético, pouco confiável.

    1. Parece que você é um engenheiro que visita muito Porto Alegre, para dizer que não funciona bem em Poa e que é ineficiente do ponto de vista energético.

      Em primeiro lugar, quantas vezes você veio a Porto Alegre para vê-lo funcionando? Nesse último ano realmente parou de funcionar por conta de uma enchente que inutilizou por meses desde o trem até o aeroporto na capital gaúcha. Mas antes disso, funcionou perfeitamente todos os dias. De fato UM dos veículos apresentou problemas de infiltração, mas por conta de um problema construtivo (lembrando que os veículos de Porto Alegre foram construídos pela mesma empresa que fabricou os Bondes de Santa Teresa e reformou a Frota K do metrô, preciso dizer mais algo?), o que não desmerece a tecnologia do aeromóvel.

      Quanto à parte da ineficiência, nos mostre os cálculos comparando o aeromóvel com outros modais e principalmente com o teleférico da Doppelmayr, que era o “favorito” para esse people mover.

Comments are closed.

Previous Post
Segurança da CPTM terá reforço em 2025 (Jean Carlos)

CPTM deverá assinar maior contrato de segurança privada da sua história

Next Post
Veiculo de Inspeção e Manutenção (Reprodução)

Linha 17-Ouro terá um outro tipo de ‘monotrilho’, mas que não leva passageiros

Related Posts