Agentes das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô socorreram 2,7 mil passageiros no primeiro semestre de 2023

Atendimentos realizados auxiliaram passageiros que tiveram algum tipo de mal súbito. Trens contam com dispositivos de comunicação que podem agilizar o atendimento nas estações
Composições contam com intercomunicadores para auxilio aos passageiros (Jean Carlos)
Composições contam com intercomunicadores para auxilio aos passageiros (Jean Carlos)

No último semestre, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, operadoras das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, registraram mais de 2,7 mil atendimentos aos passageiros que apresentaram mal súbito em suas dependências.

Ao longo de diversas viagens que são realizadas diariamente nas duas linhas, ocorrências de saúde ou mal estar podem ocorrer. Para permitir um rápido atendimento algumas ações podem fazer a diferença.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Geralmente os trens são dotados de equipamentos como intercomunicadores e botões de emergência. O acionamento do intercomunicador é a ação mais recomendada em casos de mal súbito. Desta forma o operador do trem comunica ao CCO que aciona equipes de segurança da estação mais próxima para o atendimento.

O acionamento do botão de emergência, em certos casos, pode acabar gerando o efeito contrário. Quando o botão de emergência é pressionado duas ações podem ocorrer. Se o trem tiver percorrido mais de 150 metros depois da estação anterior, ele vai executar parada apenas na próxima estação.

Mas, caso ele não tenha percorrido menos de 150 metros, mesmo que saia da região de plataforma, ele irá automaticamente parar. Nos casos onde o atendimento rápido é fundamental esta situação pode se tornar um obstáculo.

O botão de emergência deve ser acionado em situações específicas. Alguns exemplos práticos são em casos de incêndio, fumaça dentro do trem e conflitos entre os passageiros. A ideia neste caso é realizar a evacuação dos passageiros.

Atendimentos

Na Linha 4-Amarela os agentes de atendimento e segurança realizaram 1.027 atuações, enquanto na Linha 5-Lilás esse número foi de 1.702 atendimentos. São em média 15 pessoas atendidas por dia nas duas linhas.

A equipe de agentes de atendimento e segurança são compostos por 623 colaboradores que recebem treinamentos para atuação em primeiros socorros. São ministradas 32 horas de treinamentos obrigatórios acerca dos procedimentos pré-hospitalares.

Os principais sintomas que os passageiros sentem quando recorrem aos atendimentos são dores no peito, tonturas, náuseas e falta de ar. Os agentes também são preparados para atuar em casos mais severos como crises convulsivas, AVC e ocorrências cardíacas.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. más isso é bom ou ruim? Porque se passaram mal é porque o serviço também não é essa qualidade toda

    1. Mas o serviço não tem culpa de uma pessoa passar mal não é? isso pode acontecer com qualquer um, inclusive com você.

  2. Espero que comentem também sobre o metrô e CPTM público, pois da impressão que tenho quando vejo uma publicação sobre as linhas privatizadas fazendo tudo que sempre fez parte da rotina da CPTM e metrô público, é estam tentam vender como que só agora está se fazendo.

Comments are closed.

Previous Post
Nova ligação entre a Sala São Paulo e Museu da Língua Portuguesa (Jean Carlos)

CPTM entrega nova ligação entre a Sala São Paulo e o Museu da Língua Portuguesa

Next Post

Em meio a trabalhos arqueológicos, obras da estação 14 Bis avançam lentamente

Related Posts