Agora é pra valer: primeiro trem da Linha 17-Ouro embarca rumo ao Brasil

Composição N01 fabricada pela BYD foi içada a bordo do navio Kong Que Song na China e deve chegar ao Porto de Santos em julho
Um dos cinco carros do trem da Linha 17-Ouro
Um dos cinco carros do trem da Linha 17-Ouro (CMSP)

Parece notícia repetida, mas desta vez é para valer: o primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô embarcou no navio Kong Que Song, no Porto de Zhangjiagang, em Xangai, na China, rumo ao Brasil.

A composição N01 havia sido entregue à companhia em uma cerimônia nas instalações da BYD em Guag’an, em 26 de abril, e logo no dia seguinte foi embalada e preparada para ser enviada ao país.

Na sexta-feira, 10 de maio, o presidente do Metrô, Julio Castiglioni, postou imagens e informações sobre o trem em seu perfil em rede social, afirmando que a composição havia sido embarcada no navio, mas ao que tudo indica, isso não teria ocorrido.

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A composição viajará até Santos onde chegará em julho
A composição viajará até Santos onde chegará em julho

Agora, segundo o Metrô, o navio irá partir nesta quarta-feira, 15, rumo ao Porto de Santos, onde deve chegar em julho. Imagens e um vídeo do embarque do primeiro de 14 trens foram compartilhados pela companhia.

Um segundo trem SkyRail deverá chegar ao Brasil ainda em 2024 e os demais, durante o ano que vem. Após a liberação aduaneira, o N01 seguirá para o Pátio Água Espraiada, onde passará por testes.

O trem da Linha 17-Ouro será o de menor capacidade na malha metroferroviária paulista, podendo transportar até 616 passageiros. Um Frota G usado na Linha 3-Vermelha pode levar mais de 2.000 pessoas.

Apesar disso, o monotrilho possui mais capacidade de que ônibus articulados, além de ser mais veloz, confortável e seguro, operando pelo sistema CBTC e nível de automação GoA4, o mais elevado e que dispensa a presença de condutor.

Apesar de construído pelo Metrô, o ramal na Zona Sul de São Paulo será operado pela ViaMobilidade, como parte do contrato que inclui a Linha 5-Lilás. A previsão é que a linha seja inaugurada no primeiro semestre de 2026.

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  1. tomara que não tenha os problemas do monotrilho atual.

    pelo bem de quem precisa de transporte público

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