CPTM adia novamente entrega da Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda

Obras que são de responsabilidade da estatal deveriam ser entregues no primeiro semestre de 2023 mas deverão acumular mais de um ano de atraso do cronograma original
Estação Varginha em 3 de fevereiro (iTechdrones)

A construção da Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda foi adiada novamente. A CPTM, responsável pelas obras de implantação da nova parada, prorrogou o prazo para o segundo semestre de 2024.

As informações constam no Relatório de Empreendimentos de maio de 2024. A estação originalmente deveria ser entregue no primeiro semestre de 2023, segundo informações do contrato de concessão das linhas 8 e 9.

De acordo com o documento, a CPTM segue com a etapa de testes operacionais com trens na estação. O maior foco está concentrado nas obras civis do entorno da estação como o acesso oeste, iniciado apenas nos últimos meses.

Avanço das obras na Estação Varginha (CPTM)
Avanço das obras na Estação Varginha (CPTM)

Destacam-se a implantação do Pátio Varginha, uma área que servirá de estacionamento e manobra de trens. A construção do novo terminal de ônibus permitirá integração com o sistema sobre trilhos.

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O terminal rodoviário deverá ser entregue no primeiro semestre de 2025 e será operado pela SPTrans.

Segundo a CPTM a expectativa é de que 50 mil passageiros utilizem a nova estação, sendo 4 mil lindeiros e 46 mil ônibus integrados com os ônibus municipais.

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9 comments
  1. Queria entender o real motivo de adiar tanto a entrega de 1 estação, de superficie ainda. Na moral, sem viés politico, sem críticas, só queria entender o porque é tão demorado e precisam adiar tanto. Se é a empresa contratada que não faz o trabalho, se é os orgãos do Governo que não aprovam a obra por questões ambientais ou outras. Porq não é possível essa demora pra 1 estação….

    1. Porque embora a obra esteja “pronta” ainda tem pendências e que causariam restrições na operação, provocando horários de funcionamento reduzido, que por sua vez, deixaria a estação sem usuários, o que geraria prejuízo financeiro pra ViaMobilidade. Então, é viável pra eles que obra só entre em funcionamento quando tudo estiver pronto mesmo.

    2. já virou palhaçada, enquanto isso o povo fica sofrendo, tudo politicagem, esperando as próximas eleições, é o fim da picada mesmo, quando é que esses políticos vão ajudar o povo.

  2. Realmente, a Via Mobilidade já tem dificuldades na operação comercial, supostamente plena, ainda ter que administrar uma operação parcial para executar testes que podem influir na comercial. O risco de falha, e prejuízos operacionais e financeiro não terão muita tolerância.

  3. É estratégico isso. Como o Nunes tem apoio do governador, a estação só será inaugurada quando a campanha eleitoral começar.

  4. Não faz sentido nenhum esse atraso, se fosse esperar o terminal e os outros acessos ficarem prontos aí sim faria sentido.

  5. O problema é que a CPTM tá segurando um ano para entregar o terminal novo de Varginha e vai ser do lado da estação Caio vai ter integração o trem e ônibus. no atual não tem essa integração. e outra coisa tem que esperar licitação para aumentar a potência de subestação de Mendes para aguentar essa Varginha e ainda levar um s até Varginha para fazer os testes

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