Ainda sem tatuzão, Linha 2-Verde inicia escavação de túneis

Túnel de ligação com a futura plataforma da estação Santa Isabel teve os trabalhos de perfuração iniciados nesta terça-feira, 12
Estação Santa Isabel (CMSP)

O Metrô de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 12, o início da escavação dos túneis da extensão da Linha 2-Verde até Penha. Na verdade, trata-se de uma passagem subterrânea de ligação entre o poço principal da estação Santa Isabel e sua plataforma.

Esse túnel terá 24,4 metros de altura por 35,6 metros de comprimento e levará os passageiros até a plataforma da estação, a ser localizada sob a Avenida Guilherme Giorgi. É uma solução diferente da futura estação Vila Formosa, que terá as áreas de plataforma escavadas em linha com o poço principal.

A estação Santa Isabel, no entanto, será a última a receber a visita do “tatuzão”, equipamento que escavará a maior parte dos túneis de via da extensão, com cerca de 8 km. Ela fica localizada próxima ao Complexo Rapadura, de onde a tuneladora partirá, porém, na primeira etapa, em direção à estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato. Numa segunda etapa, o shield partirá em direção à Penha, Aricanduva, Guilherme Giorgi e por fim Santa Isabel.

O poço teve o início da escavação há poucos meses, mas avançou rapidamente. A futura parada terá uma demanda diária de 13 mil passageiros que usufruirão dos 7,5 mil m² de área construída, sete níveis internos, 21 escadas rolantes e quatro elevadores.

As obras da Linha 2-Verde estão avançando enquanto o tatuzão ainda está sendo fabricado. Ele deve ser entregue no final deste ano ou começo de 2023 e iniciar as escavações meses depois. O Metrô estima entregas as oito estações do trecho até o final de 2026.

Concepção da estação Santa Isabel
Total
1
Shares
2 comments
  1. Que notícia boa! Ainda espero que mudem o nome dessa estação ou acrescentem o termo “Vila” antes de Santa Isabel para evitar confusões com a cidade da Região Metropolitana.

  2. Na Estação Santa Isabel o trabalho vira 24 hs .
    Por ser a última Estação está adiantada em relação as outras.
    Mas falta ainda a construção de um prédio que será a entrada.
    Não temos resposta se a Estação somente terá entrada pela Avenida Guilherme Giorgi e gostaríamos de uma saída para a Rua Lutécia .
    E o Metrô deveria exclarecer aos Moradores do Condomínio em frente o tempo da execução do Túnel de Emboque e a Plataforma.
    Vamos aguardar.

Comments are closed.

Previous Post

Estação Capuava será reaberta nesta sexta-feira (15)

Next Post

Solução definitiva para as falhas, ViaMobilidade anuncia investimento em sinalização e energia

Related Posts