Aparecem as primeiras estruturas da Estação Ipiranga da Linha 15-Prata

Corpo da estação está cercado por estruturas metálicas de contenção. Primeiro pilares das vias começam a tomar forma
Obras da Estação Ipiranga em novembro/2024 (Jean Carlos)
Obras da Estação Ipiranga em novembro/2024 (Jean Carlos)

As obras da Estação Ipiranga da Linha 15-Prata estão avançando. A nova parada do monotrilho proporcionará a integração com a Linha 10-Turquesa.

O site esteve no canteiro de obras no final de novembro para acompanhar os avanços das obras e testemunhou as primeiras estruturas surgindo.

Estruturas metálicas ao redor da estação Ipiranga (Jean Carlos)
Estruturas metálicas ao redor da estação Ipiranga (Jean Carlos)

Um dos principais destaques que pode ser visto é a instalação de perfis metálicos na área da estação. As estruturas, aparentemente, tem função de contenção do solo no local da estação.

Algumas armaduras metálicas podem ser encontradas ao longo do canteiro, denotando que em breve deverão ocorrer atividades de concretagem das bases da estação.

Pilares do monotrilho em fase de implantação (Jean Carlos)
Pilares do monotrilho em fase de implantação (Jean Carlos)

Outro ponto relevante das obras é a implantação dos primeiros pilares que deverão sustentar as vigas de concreto do monotrilho. Ao passar ao lado da obra várias dessas estruturas já começam a ser erguidas.

As obras da Estação Ipiranga da Linha 15-Prata são de responsabilidade do Consórcio Expresso Ipiranga composto pelas empresas Álya Construtora S.A. e COESA Construção e Montagens S.A. O valor das obras é de R$ 445,1 milhões.

Estruturas metálicas ao redor da estação Ipiranga (Jean Carlos)
Estruturas metálicas ao redor da estação Ipiranga (Jean Carlos)

O contrato foi assinado em 28 de abril de 2023 com período de execução de 40 meses, portanto, o prazo para entrega das obras é em agosto de 2026. O contrato finda-se em maio de 2027.

5 comments
  1. Ótima notícia, essa extensão ajudará aliviar um pouco a Estação Vila Prudente.
    Uma pena que aquela eventual expansão da Linha 5 até o Ipiranga foi “engavetada”, seria espetacular, desafogaria Tamanduatei que prevejo ficar caótica quando a Linha 2 estiver chegar na Penha.

    1. Pois é, a expansão leste da linha 5 seria fundamental pra aliviar a linha 2, que provavelmente será a mais lotada do sistema.

    2. Até Penha “apenas” vai ser “de boa” (e, tecnicamente/teoricamente, a linha aguenta e dá para atender)… mas deixa chegar também até Gabriela Mistral (Tiquatira) e, para piorar ainda mais, até Guarulhos (Dutra) — mesmo com a L19 pronta (sem ela então…).

      Tamanduateí será como o Brás (L3) no pico da manhã.
      Só tem uma diferença: 2 estações depois do Brás (Sé) já começa a desafogar.
      Na L2, ainda terá mais 3 estações pelo menos injetando demanda no fluxo da linha (então, serão ao menos mais 4 estações depois para começar a desafogar). E a estação seguinte (Sacomã) injeta bastante demanda e, no futuro, vai injetar AINDA MAIS devido ao BRT ABC Paulista.

      Na minha visão, mesmo que 50% dos trens retornem vazios de Anália Franco (o que NÃO creio que farão) e prestem serviço só a partir de Vila Prudente (no pico da manhã no sentido V. Madalena), ainda assim vão testar bastante a paciência dos usuários (atuais e futuros) da L2.

      Para minimizar grandes desequilíbrios de demanda na rede (atenuando a saturação da L2), o único jeito, apesar de ser um remédio bem amargo, será fechar transferências gratuitas, apenas nos horários de pico, com a L2 (para quando esta chegar a Guarulhos) em Gabriela Mistral (Tiquatira) e talvez em Penha (com L11) também.

      É preciso mais expansões (de outras linhas) para viabilizar todas essas integrações de forma totalmente livre/gratuita também nos horários de pico.
      Senão, teremos a L2 bem saturada enquanto a L1 passará a rodar com “meia carga” (já que a expansão da L2 vai tirar passageiros da L1 também indiretamente).

  2. deveria ter um 6 tatuzão atualmente em operação:
    1 na linha 02 – verde
    2 na linha 19 – celeste
    2 na linha 16 – violeta
    2 na linha 20 – rosa
    se não vai virar o caos …
    sp tem dinheiro pra isso .. tem engenharia etc
    e depois ? faz o q com tanto tatuzão?
    r: manda pra outras linhas, 21, 22, 23, 14, 13
    ou até aluga pra outras cidades…

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