Aporte público máximo para o Trem Intercidades passa a ser de R$ 9 bilhões

Governo do estado divulgou novos valores de contraprestação pecuniária e aporte máximo atualizados pelo IPCA. Leilão ocorrerá dentro de uma semana
Trem regional (Alstom)

O governo do estado de São Paulo divulgou nesta quinta-feira (22) os valores atualizados que envolvem a concorrência no leilão do Trem Intercidades Eixo Norte (São Paulo-Campinas).

São a contraprestação pecuniária e o aporte máximo que o poder público pagará à futura concessionária que sagrar-se vencedora na disputa marcada para o dia 29 de fevereiro.

A atualização é prevista no edital e feita cinco dias úteis antes do leilão pelo índice IPCA/IBGE.

Com isso, a contraprestação passou de R$ 7.623.359.046,00 para R$ 8.058.803.532,74. Já o aporte público máximo subiu de R$ R$ 8,5 bilhões para quase R$ 9 bilhões (8.985.518.013,11).

Vale lembrar que esses valores servem de referência para as propostas que serão feitas pelas participantes.

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Em vez de oferecem cifras para arrematar a concessão, os consórcios inicialmente sobre os descontos ofertados na contraprestação pecuniária. A segunda etapa, se houver, será o desconto no aporte público.

Ou seja, quem considerar que o investimento público é menos necessário sairá vencedor no leilão.

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15 comments
  1. Se vai ter esse aporte todo para uma empresa privada, pq não usar esse dinheiro em uma empresa pública que já existe. Fiscaliza todo uso do recurso que funciona.

  2. Qualquer cidadão que lê e acompanha o portal metrocptm já entendeu a furada que é esse modelo de concessão. Ideal seria a CPTM gerir e operar o TIC e o TIM, além de continuar com a linha 7-rubi. Muito, mas muito mais barato. Basta os investimentos!

    1. creio que o ideal seria uma linha separada para o tic e tim, que seriam tarifados em alguma conexão de alguma linha ja existente, tendo em vista as grandes modificações necessarias nos trilhos entre jundiai e campinas (posteriormente até americana), dessa forma, a cptm ou outra empresa poderiam lidar de forma especifica com esses problemas ao inves de acabar com o serviço 710 e praticamente DOAR a linha 7

    2. Está falando da mesma CPTM que está levando 17 anos para instalar o sistema ATO em suas linhas?

      Essa é a mesma CPTM que recebeu R$ 20 bilhões do estado em 30 anos e não conseguiu reformar todas as suas estações?

      Se a CPTM nem consegue dar conta das linhas que tem, imagine do TIC.

    3. Vim chover no molhado também…

      Esse serviço TIC está totalmente descolado da realidade… Criou-se uma expectativa, sabe-se lá de onde, de que a extremidade sul do serviço será um hub de grande magnitude da grande São Paulo, o que é uma grande mentira!

      A estação Barra Funda é importante sim, mas no geral toda a região da linha 7 está muito mal integrada com os principais pólos de empregos e serviços da capital e arredores, salvo um ou outro. O que torna o tempo de percuso previsto irrelevante e fantasioso, já que o tempo adicional para atingir outros bairros de SP não será nem um pouco atrativo.

      Para piorar: não há boa sincronia entre esse TIC e projetos de novas linhas de Metrô que sirvam de capilares do mesmo; o Aeroporto de Viracopos foi escanteado do projeto; não há demanda turística relevante na região contemplada; e o serviço será ignorado pela população de diversos extremos da grande SP, que vai economizar tempo e dinheiro pegando ônibus em rodoviárias próximas.

      Até quando esses vendedores de sonhos, criadores de elefantes brancos, vão continuar brincando com o dinheiro público??? A malha ferroviária precisa de modernização, reativar o que for possível, não de especulação!!!

  3. Enorme desperdicio de dinheiro publico ! este montante daria para fazer uma linha de METRO ou TREM totalmente nova dentro da area Metropolitana de Sao Paulo, onde poderia transportar 1 milhao de pessoas por dia, ao inves de meia duzia de gatos pingados querendo ir para Campinas ! este projeto nasceu morto e deve ser extinto!

    1. Infelizmente esse montente não faz muito não, mas uma expansão ou metade de uma obra aí dá sim, embora seja importante ter ligação ferroviária por todo o país elas não tem que ser moedad de troca pra deteriorar e vender as linhas que temos já funcionais

  4. Então o governo diz que precisa do capital privado porquê o Estado não tem recursos para construir, mas o projeto está orçado em 13 Bi, e o estado vai pagar 17 Bi. Eu não entendi.

    1. 17 bi é a somatória do aporte que o governo vai fazer + a contraprestação pecuniária.
      13 bi seria o custo para se implantar o TIC.
      Mas de qualquer forma, todo esse circo é para entregar a linha 7 e jorrar mais uma vez dinheiro público nos bolsos de empresários, e depois voltar uma porcentagem no caixa 2. Porque nem esse TIC, nem todo gasto faz sentido.

  5. Existe uma semelhança com que querem fazer com a Linha 13-Jade e este TIC para Campinas, pois além de não haver expansão de linhas, ambas interferem e saturam as duas linhas metropolitanas de maior demanda como nas Linhas 11-Coral e Serviço-710 respectivamente que querem extinguir.
    Após a intenção da Linha 11-Coral que possui demanda supersaturada de 7,1 p/m² e já possuir cargueiros, compartilhar o leito da Linha-13 Jade e agora um TIC até São José dos Campos para agradar o vice governador compartilhando o leito da Linha-12 Safira, semelhante ao que “planejam fazer com a Linha 7-Rubi com um TIC até Campinas ultrapassado em via singela que nem trens tipo pendular está especificado, usando mesma faixa de domínio sem expansão porém compartilhando das vias do Trem Metropolitanos, percebe-se mais uma vez que a falta de critérios e insensatez não tem limites para estes gestores que querem fazer concessões atabalhoadas a quaisquer custos, e a mobilidade para os usuários para eles é um fator secundário, uma vez que possuem o entendimento equivocado que Trens Metropolitanos e TIC tem a mesma demanda e importância.
    Este estilo de “Passar a boiada” com “Dois pesos e duas medidas” prometendo é muito e realizando pouco é muito bem representado pelo forasteiro indicado pelo fascista, que não faz a mínima questão de demonstrar que é seu apoiador em palanques eleitorais repleto de bajuladores, pois para eles os estilos “Os fins justificam os meios”, e “É dando que se recebe” armando um trampolim para arrecadação da próxima campanha eleitoral com o Ministério Público sendo omisso mais uma vez!

  6. Acho que este dinheiro seria melhor investido para melhorar e expandir as redes de trens metropolitanos e metrôs.

    1. corretissimo, muitas outras maneiras de investir melhor esta enorme quantidade de dinheiro! de partida, melhores investimentos que poderiam beneficiar um numero muito mais de pessoas, em linhas com demanda muito maior!

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