Após mais de 500 metros escavados, tatuzão da Linha 2-Verde está próximo de Vila Formosa

Tuneladora estaria a menos de 100 metros da futura estação e deve concluir primeira etapa de escavações nos próximos dias

Túnel montado pelo tatuzão da Linha 2 (CMSP)

A tuneladora Cora Coralina segue avançando rapidamente em suas escavações da extensão da Linha 2-Verde do Metrô.

O presidente da companhia, Júlio Castiglioni, compartilhou nesta quinta-feira (22) que o tatuzão já escavou mais de 500 metros de túneis em sua primeira etapa de trabalho.

Isso significa que o equipamento fabricado pela chinesa CREG estaria a menos de 100 metros da estação Vila Formosa, onde pode chegar já nos próximos dias.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Posição aproximada da tuneladora em 19 de fevereiro

“Ao longo desse meio quilômetro, retirou 61 mil m³ de terra e instalou 2.681 aduelas de concreto, que compõem os 383 anéis que já revestem o túnel”, explicou Castiglioni.

O executivo, que assumiu a presidência do Metrô em meados do ano passado, visitou o “shield”, como também é chamado o tatuzão, além conferir as obras nos canteiros das estações Santa Clara e Santa Isabel.

Interior da tuneladora Cora Coralina (CMSP)

Mais quatro etapas de escavação na primeira fase

Como é praxe, a tuneladora fará uma pausa de algumas semanas em Vila Formosa antes de retomar a montagem dos túneis.

A etapa seguinte é ir até a estação Anália Franco, onde no futuro espera-se que haverá o encontro com a Linha 16-Violeta – esse trecho é estimado em quase 800 metros.

Após Anália, será a vez de Santa Clara em um trajeto longo, de quase 1.200 metros, seguido de Orfanato, com 950 metros de túneis. A última etapa da primeira fase visa chegar ao poço Falchi Gianini, num trecho curto, de 340 metros.

O presidente do Metrô Júlio Castiglioni e o diretor de engenharia Paulo Meca dentro do tatuzão (CMSP)

Dali a tuneladora Cora Coralina será desmontada e levada para a Penha, onde dará início à segunda fase de escavação com mais quatro estações.

Castiglioni ainda prometeu que “em futuro não tão distante, a Linha 2-Verde irá até Guarulhos – uma inovação, já que o Metrô ainda está restrito à cidade de São Paulo”.

8 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marcos Paulo
Marcos Paulo
1 ano atrás

parabéns São Paulo! O metrô sempre avançando para frente!

Leonardo
Leonardo
1 ano atrás

Muito bom! Torço para que as obras até Guarulhos iniciem num futuro próximo.

kiritsu
kiritsu
1 ano atrás
Responder para  Leonardo

É por isso que já estão projetando a L19, muito provavelmente a ideia é iniciar a L19 junto da L2, aproveitando o tatuzão e também criando pela primeira vez uma conexão equilibrada na malha. A L19 já em fase de projeção do projeto básico, até ease trecho da L2 ser inaugurado é tempo suficiente pra se fazer o projeto executivo e levar na vdd não levar somente 2 linhas simultâneas a região mas 3 com a L13 chegando de forma plena em Tiquatira

Marcio campos
Marcio campos
1 ano atrás
Responder para  kiritsu

muito tese pouca realizaçao
no brasil nao se cumpre prazo
é até inutil sonhar nenhuma
obra publica cumpre prazo
veja rodoanel nos proximos
02 anos nenhuma inaugura
çao.de metro

Julia
Julia
1 ano atrás
Responder para  Leonardo

tambem acho muito ruim expandir a linha 2 após penha no maximo até tiquatira alem disso colapsa.Guarulhos é muito grande e precisa da linha 19 celeste nao dá pra esperar até 2028 pras obras começarem deveria haver um esforço pra iniciar as obras dessa linha em 2026.

Black cat
Black cat
1 ano atrás

Podiam começar as obras até Tiquatira, já ir adiantando o processo

kiritsu
kiritsu
1 ano atrás
Responder para  Black cat

Tiquatira não vai carregar tanto a linha assim, não é pra tanto, a L12 nem a L13 carregam muitos passageiros e poucos deles teriam destino a região mais cheia da L2 que seria a Paulista, mas começar uma obra de somente duas estações é muito inviável pensando que é um trecho com 5 estações e cpm um novo pátio, a melhor opção é começar a obra das 5 de uma vez e iniciar o pátio também

Ivo
Ivo
1 ano atrás

Tem um cidadão aí que enxerga os números de demanda como fatos consumados, não como projeções que podem ser atingidas ou não, daí sai pregando o apocalipse por conta da expansão.