Após mais de 500 metros escavados, tatuzão da Linha 2-Verde está próximo de Vila Formosa
Tuneladora estaria a menos de 100 metros da futura estação e deve concluir primeira etapa de escavações nos próximos dias

A tuneladora Cora Coralina segue avançando rapidamente em suas escavações da extensão da Linha 2-Verde do Metrô.
O presidente da companhia, Júlio Castiglioni, compartilhou nesta quinta-feira (22) que o tatuzão já escavou mais de 500 metros de túneis em sua primeira etapa de trabalho.
Isso significa que o equipamento fabricado pela chinesa CREG estaria a menos de 100 metros da estação Vila Formosa, onde pode chegar já nos próximos dias.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

“Ao longo desse meio quilômetro, retirou 61 mil m³ de terra e instalou 2.681 aduelas de concreto, que compõem os 383 anéis que já revestem o túnel”, explicou Castiglioni.
O executivo, que assumiu a presidência do Metrô em meados do ano passado, visitou o “shield”, como também é chamado o tatuzão, além conferir as obras nos canteiros das estações Santa Clara e Santa Isabel.

Mais quatro etapas de escavação na primeira fase
Como é praxe, a tuneladora fará uma pausa de algumas semanas em Vila Formosa antes de retomar a montagem dos túneis.
A etapa seguinte é ir até a estação Anália Franco, onde no futuro espera-se que haverá o encontro com a Linha 16-Violeta – esse trecho é estimado em quase 800 metros.
Após Anália, será a vez de Santa Clara em um trajeto longo, de quase 1.200 metros, seguido de Orfanato, com 950 metros de túneis. A última etapa da primeira fase visa chegar ao poço Falchi Gianini, num trecho curto, de 340 metros.

Dali a tuneladora Cora Coralina será desmontada e levada para a Penha, onde dará início à segunda fase de escavação com mais quatro estações.
Castiglioni ainda prometeu que “em futuro não tão distante, a Linha 2-Verde irá até Guarulhos – uma inovação, já que o Metrô ainda está restrito à cidade de São Paulo”.
parabéns São Paulo! O metrô sempre avançando para frente!
Muito bom! Torço para que as obras até Guarulhos iniciem num futuro próximo.
É por isso que já estão projetando a L19, muito provavelmente a ideia é iniciar a L19 junto da L2, aproveitando o tatuzão e também criando pela primeira vez uma conexão equilibrada na malha. A L19 já em fase de projeção do projeto básico, até ease trecho da L2 ser inaugurado é tempo suficiente pra se fazer o projeto executivo e levar na vdd não levar somente 2 linhas simultâneas a região mas 3 com a L13 chegando de forma plena em Tiquatira
muito tese pouca realizaçao
no brasil nao se cumpre prazo
é até inutil sonhar nenhuma
obra publica cumpre prazo
veja rodoanel nos proximos
02 anos nenhuma inaugura
çao.de metro
tambem acho muito ruim expandir a linha 2 após penha no maximo até tiquatira alem disso colapsa.Guarulhos é muito grande e precisa da linha 19 celeste nao dá pra esperar até 2028 pras obras começarem deveria haver um esforço pra iniciar as obras dessa linha em 2026.
Podiam começar as obras até Tiquatira, já ir adiantando o processo
Tiquatira não vai carregar tanto a linha assim, não é pra tanto, a L12 nem a L13 carregam muitos passageiros e poucos deles teriam destino a região mais cheia da L2 que seria a Paulista, mas começar uma obra de somente duas estações é muito inviável pensando que é um trecho com 5 estações e cpm um novo pátio, a melhor opção é começar a obra das 5 de uma vez e iniciar o pátio também
Tem um cidadão aí que enxerga os números de demanda como fatos consumados, não como projeções que podem ser atingidas ou não, daí sai pregando o apocalipse por conta da expansão.