A despeito do susto e da quantidade de terra que se deslocou para dentro da estação Bela Vista na quinta-feira, 12, o Tatuzão Sul da Linha 6-Laranja seguiu avançando e concluiu sua viagem desde Higienópolis-Mackenzie.
Imagens do interior dos túneis de plataforma mostram a tuneladora já com boa parte da sua parte frontal no interior de Bela Vista.
O piso por onde ele será arrastado, contudo, estava cheio de lama, que era retirada por máquinas, conforme mostram as fotos.
Na prática isso significa que, apesar do solapamento de solo, que afetou inclusive uma área do canteiro na superfície, a Acciona seguiu escavando e montando os anéis de concreto que formam o túnel definitivo.
É um bom sinal que o incidente teve menos consequências do que sugeria. A máquina deverá agora passar por manutenção até voltar a escavar em direção à estação São Joaquim.
Será a penúltima etapa do Tatuzão Sul que terminará seu trabalho no VSE Felício dos Santos. Em tese este local seria o ponto onde a máquina seria desmontada ou abandonada no subsolo, porém a Linha Uni tem outros planos.
A concessionária responsável pela Linha 6-Laranja negocia com o governo do estado a assinatura de um aditivo que contempla duas extensões do ramal, uma ao norte com duas estações, e outra na ponta sul, com mais cinco paradas até Mooca.
Se isso ocorrer num prazo hábil, o cenário mais provável que é o Tatuzão Sul seja preparado para seguir viagem a partir do Felício dos Santos.
De fato, a Linha Uni inclusive mudou a localização do poço de ventilação e saída de emergência, o que pode ser um indício de que ela já prevê continuar a escavar com a tuneladora.
Perna longa de escavação
A chegada do tatuzão à estação Bela Vista ocorreu cerca de três meses após a passagem pela estação Higienópolis-Mackenzie. Pouco antes desta etapa, a Linha Uni já teria mudado sua estratégia em virtude dos problemas com a estação 14 Bis-Saracura.
A parada no Bixiga está num impasse entre concessionária e o IPHAN, o órgão federal de preservação do patrimônio histórico, que não chegam a um consenso sobre a retirada de materiais arqueológicos do local.
Diante disso foi decidido que o Tatuzão Sul seguiria sem pausa até Bela Vista, uma perna enorme de escavação, com cerca de 1,5 km de extensão. Tudo para tentar manter o cronograma de inauguração da segunda fase da linha em 2027.
O novo poço Felício dos Santos fica mais perto de São Joaquim e numa linha reta desde Bela Vista que compreende por volta de 1.000 metros de percurso.
Se tudo correr bem, a tuneladora deve concluir esse trecho ainda no primeiro semestre de 2025 e assim liberar os túneis e dez estações para serem finalizadas.
Na verdade, o tatuzão sul vinha escavando direto desde o VSE Pacaembu, pois as estações FAAP-Pacaembu e Higienópolis-Mackenzie não estavam totalmente escavadas durante a passagem dele e 14 Bis está parada.
Isso não é escavação direto, o tatuzão fez pausa sim tanto em Higienópolis quanto em faap Pacaembu, a questão é q ao invés de ser arrastado por 132m, só foi arrastado por 40m ou menos q é o diâmetro dos poços das duas estações
Diante de tudo isso, o importante é: SEGURANÇA em primeiro lugar, em PRIMEIRO LUGAR !!!