Após deslizamento de terra, tatuzão da Linha 6-Laranja já está no interior da estação Bela Vista

A despeito de solapamento na entrada da estação, tuneladora seguiu montando anéis de concreto e concluiu viagem desde Higienópolis-Mackenzie
O Tatuzão da Linha 6 já dentro da estação Bela Vista
O Tatuzão da Linha 6 já dentro da estação Bela Vista

A despeito do susto e da quantidade de terra que se deslocou para dentro da estação Bela Vista na quinta-feira, 12, o Tatuzão Sul da Linha 6-Laranja seguiu avançando e concluiu sua viagem desde Higienópolis-Mackenzie.

Imagens do interior dos túneis de plataforma mostram a tuneladora já com boa parte da sua parte frontal no interior de Bela Vista.

O piso por onde ele será arrastado, contudo, estava cheio de lama, que era retirada por máquinas, conforme mostram as fotos.

Na prática isso significa que, apesar do solapamento de solo, que afetou inclusive uma área do canteiro na superfície, a Acciona seguiu escavando e montando os anéis de concreto que formam o túnel definitivo.

A estação Bela Vista estava pronta para a chegada do tatuzão
Terra que invadiu a estação Bela Vista na quinta-feira, 12, pouco antes de o tatuzão chegar ao local

É um bom sinal que o incidente teve menos consequências do que sugeria. A máquina deverá agora passar por manutenção até voltar a escavar em direção à estação São Joaquim.

Será a penúltima etapa do Tatuzão Sul que terminará seu trabalho no VSE Felício dos Santos. Em tese este local seria o ponto onde a máquina seria desmontada ou abandonada no subsolo, porém a Linha Uni tem outros planos.

A concessionária responsável pela Linha 6-Laranja negocia com o governo do estado a assinatura de um aditivo que contempla duas extensões do ramal, uma ao norte com duas estações, e outra na ponta sul, com mais cinco paradas até Mooca.

Se isso ocorrer num prazo hábil, o cenário mais provável que é o Tatuzão Sul seja preparado para seguir viagem a partir do Felício dos Santos.

De fato, a Linha Uni inclusive mudou a localização do poço de ventilação e saída de emergência, o que pode ser um indício de que ela já prevê continuar a escavar com a tuneladora.

Lama se espalhou pelo piso da estação, mas estava sendo retirada por máquinas
Lama se espalhou pelo piso da estação, mas estava sendo retirada por máquinas

Perna longa de escavação

A chegada do tatuzão à estação Bela Vista ocorreu cerca de três meses após a passagem pela estação Higienópolis-Mackenzie. Pouco antes desta etapa, a Linha Uni já teria mudado sua estratégia em virtude dos problemas com a estação 14 Bis-Saracura.

A parada no Bixiga está num impasse entre concessionária e o IPHAN, o órgão federal de preservação do patrimônio histórico, que não chegam a um consenso sobre a retirada de materiais arqueológicos do local.

Tatuzão Sul tem cerca de 1.000 metros para escavar até chegar ao VSE Felício dos Santos
Tatuzão Sul tem cerca de 1.000 metros para escavar até chegar ao VSE Felício dos Santos

Diante disso foi decidido que o Tatuzão Sul seguiria sem pausa até Bela Vista, uma perna enorme de escavação, com cerca de 1,5 km de extensão. Tudo para tentar manter o cronograma de inauguração da segunda fase da linha em 2027.

O novo poço Felício dos Santos fica mais perto de São Joaquim e numa linha reta desde Bela Vista que compreende por volta de 1.000 metros de percurso.

Se tudo correr bem, a tuneladora deve concluir esse trecho ainda no primeiro semestre de 2025 e assim liberar os túneis e dez estações para serem finalizadas.

 

3 comments
  1. Na verdade, o tatuzão sul vinha escavando direto desde o VSE Pacaembu, pois as estações FAAP-Pacaembu e Higienópolis-Mackenzie não estavam totalmente escavadas durante a passagem dele e 14 Bis está parada.

    1. Isso não é escavação direto, o tatuzão fez pausa sim tanto em Higienópolis quanto em faap Pacaembu, a questão é q ao invés de ser arrastado por 132m, só foi arrastado por 40m ou menos q é o diâmetro dos poços das duas estações

Comments are closed.

Previous Post
Trem da Linha 11-Coral operando a partir de Barra Funda (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Linha 11-Coral finalmente começa a operar até a estação Palmeiras-Barra Funda

Next Post
TIC Trens, operadora da Linha 7-Rubi (Jean Carlos)

TIC Trens iniciará contratações de pessoal no primeiro trimestre de 2025

Related Posts